segunda-feira, 3 de março de 2008

Escola de Gastronomia e Hotelaria Italiana


Um dos resultados mais importantes obtidos por Wellington Dias em sua viagem à Europa aconteceu na Região do Veneto, cuja capital é Veneza, um dos mais famosos cartões postais do mundo e um desenvolvido centro de comércio do continente. O reitor Beiamino Faoro, do Instituto Profissional do Estado para o Serviço de Hotelaria e Gastronomia (IPSSAR), Giuseppe Maffioli, assinou um convênio com o governador do Piauí visando à instalação de uma unidade da escola em Parnaíba. Localizado na cidade de Castefranco, na província de Treviso, o IPSSAR é uma das mais respeitadas faculdades neste setor em toda a Europa. Ali são formados os grandes chefes da cozinha italiana, maitres, garçons, bem como, pessoal da área administrativa hoteleira.
A importância do ato reside na agilidade com que foi celebrado o acordo; tão logo chegou na região, a delegação piauiense e os gestores do IPSSAR já assinaram a documentação necessária à parceria. O mais significativo, porém, está na transferência de tão conceituado serviço para os piauienses interessados em se qualificar numa área que vai gerar grande demanda com os investimentos que o Governo está captando para o turismo no Estado. “Se os piauienses já são reconhecidos como os mais numerosos e competentes trabalhadores de gastronomia no Brasil, agora terão mais uma oportunidade de enriquecerem suas qualificações”, comemorou Wellington Dias.
Apesar da celeridade da assinatura, o convênio é conseqüência das profícuas e já duradouras relações de amizade e cooperação entre a Região do Veneto e o Piauí. Representada no Estado pelo padre italiano, Umberto Pietrogrande, a administração regional já mantém uma série de atividades no Estado: são projetos de hortifruticultura hidropônica para áreas carentes de Teresina, com técnicas produzidas pela Universidade de Pádua; um hospital no Bairro Pedra Mole e várias escolas agrícolas localizadas na comunidade rural teresinense do Soinho e nos municípios de Miguel Alves e São Pedro do Piauí.
Outro facilitador desta cooperação é uma entidade italiana da Região do Veneto, denominada Amigos dos Estados do Espírito Santo e do Piauí, formada por competentes empresários e técnicos hábeis na elaboração de projetos cooperativos formatados dentro dos padrões de aceitação para os parlamentos da Itália e do Brasil. “O padre Pietrogrande é o nosso grande embaixador no Veneto”, pronunciou-se emocionado o gerente de Projetos Estratégicos do Governo do Estado, Jorge Lopes, durante cerimônia na sede do IPSSAR.
Ainda nesta semana, o professor Giancarlo Saretta, técnico da atividade hoteleira do IPSSAR virá ao Piauí para uma série de negociações com o Governo do Estado e para uma visita à Escola de Turismo Petrônio Portela, em Parnaíba, que será inteiramente reformada e equipada dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo instituto italiano. Entusiasmado com as relações cooperativas entre Veneto e Piauí, o professor quer dar a máxima agilidade ao processo. “A escola piauiense deverá funcionar até o início do próximo ano”, informa o secretário de Turismo, Sílvio Leite, ressaltando que este investimento será fundamental para o suporte dos vários serviços demandados pelos resorts, hotéis de charme, condomínios residenciais e campos de golfe que empresários europeus estarão edificando no litoral piauiense com o apoio integral da política de captação de negócios estrangeiros instalada pelo governador Wellington Dias.
A escola de gastronomia e hotelaria parnaibana vai incluir parcerias com os ministérios de Relações Exteriores de ambos os países, ministérios da Educação, Turismo, Embratur, além da participação das secretarias estaduais do Turismo, Educação e Piemtur.
Durante a assinatura do convênio, em Castelfranco, o governador Wellington Dias também exaltou a atuação do professor Bruno Brunello, ex-reitor do IPSSAR e atual membro executivo da faculdade, além de Conselheiro do Instituto de Hotelaria da Região do Veneto. No auge de seus 78 anos, ele demonstra jovial vigor, tendo organizado toda a programação da equipe piauiense à região e acompanhado todos os passos da delegação nas diversas negociações. “Por sua dedicação à atividade cooperativa, o professor Brunello passa a ser uma das personalidades a quem o povo piauiense deve dedicar honrosa admiração e carinho”, disse Wellington Dias.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html