ANTES DE COMPRAR
Analise as referências do vendedor:
# Qual o tipo de mercadoria que ele vende? As mercadorias com maior índice de fraude são os eletrônicos e bens de informática, mas os golpes não estão limitados apenas nessas áreas - todo cuidado é pouco!
# A mercadoria que ele pretende vender faz parte do negócio normal dele ou foge do padrão? Exemplo: todas as avaliações referem-se à peças para carro, e agora este vendedor está anunciando produtos de informática ou celulares. Essa negociação é estranha, e você deve tomar cuidado!
# As perguntas feitas pelos compradores para o vendedor foram respondidas?
# A pontuação envolveu mercadorias ou foram "trocas de favores"? A pontuação pode ser inflada por negociações falsas, envolvendo produtos com baixo valor apenas visando aumentar as avaliações positivas
ANTES de pagar
ANTES DE PAGAR
Peça os dados do vendedor:
# Nome completo
# Banco, agência, conta para depósito
# CPF do titular da conta
# CPF do vendedor, se diferente do titular da conta
# Telefone fixo e celular para contato
# Ligue para o telefone indicado no cadastro e para os telefones fornecidos pelo vendedor. Converse com ele e tente certificar-se da sua idoneidade.
Dicas adicionais:
Prefira um vendedor com email não gratuito, um email em um provedor brasileiro como Terra ou UOL.
Desconfie se o email do vendedor for gratuito (GMail, Yahoo!, Hotmail, BOL etc etc).
Consulte no site da Receita Federal se o CPF ou CNPJ conferem com o nome informado tanto do vendedor quanto do titular da conta;
MULTIPLIQUE POR UM MILHÃO sua atenção se o único telefone de contato for um telefone celular.
PREFIRA O PAGAMENTO NA CONTA DO PRÓPRIO VENDEDOR - evite depósitos em contas de terceiros.
VOU PAGAR
# Se você tiver acesso à SERASA ou alguma outra agência de crédito (SCPC), consulte os dados cadastrais do vendedor;
# Mantenha cópia de todos os documentos e anotações feitas;
# Mantenha um histórico dos contatos. Se o contato for telefônico, anote o dia, hora, duração, com quem falou e qual o assunto tratado;
# Prefira o pagamento na boca do caixa do banco. Evite o pagamento no caixa eletrônico - isso evita alegações que o envelope estava vazio, por exemplo;
# PEÇA PARA O CAIXA CONFIRMAR O NOME DO TITULAR DA CONTA ANTES DE EFETUAR O DEPÓSITO. Caso o nome do titular da conta seja diferente do indicado, NÃO EFETUE O PAGAMENTO;
# Guarde o comprovante do pagamento.
PAGUEI E AINDA NÃO RECEBI. E AGORA?
# Entre em contato por email e telefone com o vendedor - verifique se ele tem um número da etiqueta para rastreamento do produto nos correios, por exemplo
# Verifique o motivo do atraso - mais uma das inúmeras greves dos correios?
# Verifique as qualificações do usuário - novas qualificações negativas indicam claramente um golpe.
Paguei, esperei e não recebi a mercadoria? O que eu faço?
Se passado um período razoável desde a data de pagamento (entre 5 e 10 dias) não houver contato do vendedor nem o recebimento da mercadoria ou do número da etiqueta para rastreamento, inicie o processo penoso de tentar recuperar seu dinheiro:
# Denuncie o fato no Mercado Livre - leia a página com as orientações e preencha o formulário de reclamação
# Com todas as informações recolhidas no passo "ANTES de pagar", procure a delegacia de polícia do seu bairro e faça uma queixa de estelionato (art. 171 do Código Penal)
Você poderá procurar ainda o Juizado Especial Cível da sua cidade e entrar com uma reclamação contra o Mercado Livre. Existem vários relatos de consumidores que foram enganados e o Mercado Livre fez um acordo judicial para devolução do prejuizo do consumidor.
Muitas faculdades de direito possuem departamentos onde os cidadãos poderão buscar orientação básica antes de procurar a justiça para resolver o problema. Procure uma faculdade de direito próxima para maiores informações. Procure no Google por apoio juridico faculdade direito.
Dica:
O Mercado Livre possui um seguro que poderá ressarcir parcialmente seu prejuizo. Consulte as regras aqui e aqui e os valores de indenização aqui.
Como saber se um vendedor é honesto?
A honestidade não está estampada na cara de ninguém, muito menos está indicada no tratamento frio e distante do telefone ou email, mas você pode ter alguns indícios se o vendedor tem a intenção de entregar a mercadoria que você comprou ou não. Vejamos:
# O vendedor honesto entrará em contato com você todas as vezes que você entrar em contato com ele. Ou seja, se o vendedor for honesto, todos os seus emails serão prontamente respondidos;
# O vendedor honesto não se esconde atrás de um único telefone celular - ele fornecerá um telefone fixo para contato;
# O vendedor honesto PODE ter um email em um provedor gratuito (GMail, Yahoo!, Hotmail, BOL etc), mas normalmente ele terá um email em um provedor, como o Terra ou UOL ou até mesmo um domínio próprio.
ONDE RECLAMAR
Confirmado que foi vítima de um golpe, sugiro que faça o seguinte:
# Se você for um usuário do Orkut, comece reclamando na comunidade Tomei calote no Mercado Livre;
# Preencha o formulário de denúncia no Mercado Livre;
# Procure a delegacia de polícia do seu bairro ou a delegacia especializada de crimes eletrônicos, se houver em sua cidade. Aqui será feita a queixa contra o vendedor;
# Ingresse com a ação no Juizado Especial Cível da sua cidade ou estado. Aqui será feita a reclamação contra o Mercado Livre.
# Faça a reclamação formal também no PROCON de seu estado. O PROCON poderá aplicar sanções financeiras contra empresas que não atendam os consumidores adequadamente. Em São Paulo, veja como reclamar aqui.
Para obter os dados cadastrais do Mercado Livre, necessários para a queixa na polícia civil e na justiça, pesquise no site da Receita Federal pelo CNPJ do Mercado Livre: 03.361.252/0001-34 (faça o copy/paste / copiar/colar: 03361252000134). Sugiro que imprima e leve junto com você. Lembre-se também de levar todos os dados do vendedor, bem como os comprovantes e documentos já citados anteriormente.
O endereço mais recente da empresa "MERCADOLIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA" informado no site da Receita Federal em 10 de novembro de 2007 é:
Mercadolivre.Com Atividades de Internet Ltda
R Gomes de Carvalho, 1306 7 Andar
Itaim Bibi
04547-005 Sao Paulo, SP
Nota de Falecimento do Servidor José Osmar Dias Gaspar
-
O Presidente do Legislativo de Parnaíba, José Geraldo Alencar Filho em nome
de todos os parlamentares e funcionários, vem manifestar profunda tristeza
pe...
Há 6 anos
Um comentário:
Amigo vc escreve no seu blog que o endereço mais recente do Mercado Livre é tal,datado de 11/2007...Pergunta o Mercado Livre está sempre mudando de endereço? Se sim, que país é este? ....é caso de policia. Fui vendedor do ML não devo nada nem ao ML e a nenhum comprador e tive meu dinheiro confiado ao Mercado Pago confiscado por eles. Esse Stelleo Tolda testa de ferro executivo dessa empresa deveria ser investigado, eles não tem atendimento sério, só enrolam, não dizem coisa c/ coisa, inventam e criam dificuldades para tudo principalmente para resgatar dinheiro das vendas.
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