terça-feira, 18 de março de 2008

Banho de Água Fria


Especialistas em direito eleitoral são descrentes quanto a candidatura do senador Mão Santa (PMDB-PI) a prefeito de Teresina, mesmo tendo domicílio eleitoral em Parnaíba, litoral do Estado. O advogado do partido, Edvar Santos, encaminhou pedido de consulta ao Tribunal Regional Eleitoral, e promete o fazer também ao Tribunal Superior Eleitoral, para avaliar a possibilidade, mas outros juristas usam até a constituição federal para adiantar que a resposta deve ser negativa.
Charles Marx evoca até o artigo 14 da Constituição Federal, que traz como condição de elegibilidade "o domicílio eleitoral na circunscrição", e defende que a eleição municipal de limita ao município. "Em uma eleição estadual você pode ter domicilio eleitoral em qualquer cidade. É diferente quando eu estou falando de uma eleição municipal", declarou o advogado.
A argumentação usada pelo PMDB também é contestada. A fundamentação da consulta é feita em uma prerrogativa do próprio TSE, que possibilita que ex-presidentes da República possam escolher um Estado para se candidatarem a governador. Para Charles Marx, Mão Santa está hoje em outra qualidade de mandato eletivo, que não o permitiria fazer uso dessa prerrogativa.
Já Celso Barros diz que o caso não pode ser comparado ao de ex-presidentes, como José Sarney, do Maranhão, hoje senador pelo Amapá. "O senador Sarney naturalmente fixou seu domicílio em Amapá, mas dentro do prazo legal. Ele não podia chegar de pára-quedas e dizer: sou candidato", disse o advogado, para quem Mão Santa deveria ter obedecido às normas legais para se candidatar.
"No caso do Mão Santa, se ele, um ano antes, tivesse transferido seu domicílio para Teresina, ele não precisava provar que reside em Teresina. Ele apenas teria que fixar o domicílio através da transferência do seu título para Teresina. Como ele não o fez, ele está impedido de ser candidato", completou Celso Barros.
A esposa de Mão Santa, Adalgisa Moraes Sousa, pré-candidata em Parnaíba, transferiu seu título de Teresina para Parnaíba no ano passado.

Fonte:
Cidade Verde

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html