quinta-feira, 15 de maio de 2008

Viçosa do Ceará





Encravada na Serra da Ibiapaba, Viçosa do Ceará, distante 334 km de Fortaleza e com acesso pela CE-187, a 740 metros de altitude, é cercada por fontes de águas límpidas e por uma vegetação nativa frondosa e marcante. Quem chega ao lugar, pensa não está no Ceará, Estado marcado pelas altas temperaturas e de vegetação de caatinga. Em Viçosa, as características naturais são bem diferentes, pois o lugar conquista pelas temperaturas amenas, pelo verde exuberante das matas e pelo rico patrimônio cultural. Estando em Viçosa, fique tranqüilo, o lugar possui um ótimo serviço de pousadas e restaurantes.

Viçosa tem um grande destaque no cenário turístico cearense por ser um local propício para a prática do turismo ecológico, devido seu clima frio e refrescante, além de possuir atrativos naturais e arquitetônicos. Muitos são os pontos turísticos dessa cidade histórica que fascinam os visitantes, a começar pelo ponto mais alto da cidade onde fica localizada a Igrejinha do Céu. Estando lá, você terá uma vista espetacular da cadeia de montanhas que compõem o cenário da região.

A natureza, de fato, caprichou nesse pedacinho da serra, aliás, todo o local é marcado por monumentos naturais de grande estima. O que fazer quando estiver em Viçosa? Tudo o que o seu espírito aventureiro permitir diante da suntuosidade que seus olhos contemplarão. Um bom começo para o seu passeio é conhecer a Lagoa Pedro II, tendo sido urbanizada e arborizada recentemente, conta com uma vegetação rica, além de um píer que adentra a lagoa, um lugar ótimo para um happy hour, possibilitando ao visitante uma sensação de liberdade e descontração. Outros pontos também são destaques no lugar e dignos de cartão postal como a Pedra do Itagurussu, uma grande rocha da qual brotam fontes naturais de águas cristalinas; a Pedra do Machado, que leva esse nome por parecer com o próprio objeto, é de lá se tem uma vista inacreditável, pois, do alto da serra, pode-se apreciar o sertão.

A lista de belezas naturais é extensa e grandes surpresas serão reveladas para quem visita Viçosa. É o caso da Fonte do Itacaranha que brota em meio às pedras, possibilitando maior vivacidade nesse cenário natural, além de ser um lugar ideal para um bom banho em águas doces; a Cascata do Pirapora encanta pelo seu conjunto de cachoeiras formadas por um desnível do Riacho Prangi; também é muito interessante passear por Lajes, um castelo de pedras, que proporciona ao visitante uma imagem encantadora. E se você é um amante dos esportes radicais, o seu lugar é a Cachoeira do Itarumã, com 65 metros de altura e duas quedas d’água exuberantes, um lugar excelente para a prática de rappel.

Conhecer um pouco mais das civilizações passadas é um programa divertido que desperta o interesse pela história. Para isso, o sítio de Pilões tem o seu valor histórico e arqueológico devido às pinturas rupestres encontradas por lá; o lugar, porém, fica encoberto pelas águas no período chuvoso. Há ainda o Poço da Princesa, um emaranhado de cachoeiras que formam um poço, lugar ideal para um banho delicioso e, por fim, o Cânion Itacolomi, um ícone da beleza local, lugar onde se encontra uma pedra furada devido à erosão, um encanto para os visitantes.

Além das paisagens naturais, a beleza arquitetônica é uma atração à parte e enche os olhos dos turistas ao se depararem com os prédios históricos como a Câmara Municipal, o Teatro Dom Pedro II, o Prédio do Patronato, residência onde se hospedou o príncipe Dom Pedro II; o Solar da Família Pinho Souza, o Centro Histórico, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, a Casa Paroquial e o Memorial Clóvis Beviláqua.

Viçosa do Ceará foi o primeiro aldeamento da Serra da Ibiapaba, inicialmente habitado pelos índios Tabajaras, os foram catequizados pelos padres da Companhia de Jesus. Anos mais tarde, foi invadida pelos franceses vindos do Maranhão, mas esses foram expulsos pelos portugueses no Ceará. Em 1759, a aldeia da Ibiapaba foi elevada à vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América e, desde 1882, foi elevada a condição de cidade.

Fotos:

http://www.panoramio.com/user/364124/tags/Vi%C3%A7osa%20do%20Cear%C3%A1

http://www.flickr.com/photos/helderfontenele/sets/72157601915762870/

Fonte:

http://proximodestino.tur.br


Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html