terça-feira, 27 de maio de 2008

Computadores na Caixa


Um exemplo da falta de planejamento em uma área vital da vida brasileira: a educação. Estudantes de escolas públicas do Piauí esperaram por muito tempo os laboratórios de informática. Os computadores finalmente chegaram, mas a maioria nem foi instalada.

Os equipamentos de informática foram destinados a 420 escolas públicas do Piauí. Mas um ano depois, a maioria dos laboratórios não funciona. No município de Santo Antônio dos Milagres, mesas, cadeiras, impressora e os dez computadores foram parar no depósito de merenda escolar. Nunca foram instalados.

“É muito constrangedor, porque a gente sabe da necessidade dos nossos alunos e da própria comunidade. De acordo com essa realidade, a gente vê que os alunos não podem usufruir”, lamentou a professora Elda Mota.

Na cidade de São Gonçalo do Piauí, os computadores estão amontoados em uma sala da escola. “Já tem notícias até de algumas escolas que as traças estão corroendo equipamentos. A gente está correndo esse risco também, em virtude da não-instalação deles até agora”, contou o professor Francisco Vilanova.

O governo federal investiu cerca de R$ 6 milhões na compra de 4,2 mil computadores para as escolas do Piauí. Em uma delas, o laboratório chegou a ser instalado, mas faltam instrutores para ensinar os professores e alunos a manusear os equipamentos. A estudante Aldenora Gomes esperava conseguir com as aulas informática uma vaga no mercado de trabalho.

“Piauí tem um mercado de trabalho fraco. Muitos viajam embora em busca de trabalho. Tem que ter um curso de informática”, comentou a estudante Aldenora Gomes.

A Secretaria Estadual de Educação responsabiliza a empresa contratada pelo Ministério da Educação (MEC) para vender os computadores de não ter efetuado a instalação dos equipamentos.

“São 55 mil laboratórios de informática em todo o Brasil e isso está acontecendo em todos os estados”, afirmou o diretor estadual de gestão do Piauí, José Pacífico.

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html