sexta-feira, 18 de abril de 2008

Porto do Piauí


Quando for concluído o Porto do Piauí será o menor dos 27 portos brasileiros. O projeto técnico prevê um cais com 250 metros de extensão e capacidade para receber navios com 30 mil TDW de calado. Para se ter uma idéia do tamanho, o Porto de Itaqui em São Luís tem um cais de 1671 metros de extensão.
Hoje o Governo do Piauí concluiu o edital de licitação para a retomada das obras, paralisadas há 26 anos.Segundo o secretário dos Transportes, Luciano Paes Landim, serão aplicados R$ 12 milhões para a realização da etapa final da obra, correspondente a 20% da estrutura. A última empresa responsável pelo Porto era a Indústria Naval Cearense que, segundo Landim, cujo contrato foi rescindido. " A empresa nunca cumpriu o contrato, não tem nada a reclamar. O Governo é que deveria receber", opina o secretário.
Pela contabilidade do secretário, já foram investidos R$ 150 milhões na obra do Porto que tem mais de 86 anos. A Autorização para sua construção foi dada em 1922, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa. As obras começaram em 1975 e, de lá para cá, já foram paralisadas pelo menos seis vezes.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html