terça-feira, 1 de abril de 2008

Mais uma divulgação do nosso Litoral



Na revista Viagem deste mês saiu mais uma matéria sobre o nosso Litoral.

O Piauí tem o menor litoral do Brasil: são apenas 66 quilômetros. Para quem acha pouco vale dizer que já foi pior. Na época de sua formação, em 1820, o estado não tinha praia alguma, e só conseguiu a abertura para o mar após negociar com o vizinho Ceará. Embora ínfimo, seu litoral tem praias tão lindas que fazem lembrar uma frase feita sobre a região: "Dar mais praias ao Piauí seria injustiça com os outros".
Mas o atrativo mais conhecido da costa piauiense é o delta do Rio Parnaíba, uma formação raríssima que além de lá só existe no Vietnã, no Rio Mekong, e na África, no Nilo. A foz do Parnaíba se subdivide em cinco braços de rio, formando um grande triângulo (ou a letra grega delta) antes de atingir o mar.
Parnaíba é a melhor base para conhecer a região. Tem ruas largas, praças arborizadas e uma forte brisa marinha que ajuda a suportar o notório calor piauiense. Além de praias como a exuberante Pedra do Sal, outro atrativo da cidade é seu artesanato típico: as famosas rendas de bilro. E também os restaurantes, que servem peixes, frutos do mar e caranguejos uma iguaria regional, já que, por causa dos inúmeros manguezais, a região é a maior "produtora" brasileira desses crustáceos.
O atrativo mais conhecido do litoral piauiense é o Delta do Rio Parnaíba, uma formação raríssima que só existe em mais dois lugares do mundo: no Rio Mekong, no Vietnã, e no Rio Nilo, na África. A foz do Parnaíba se subdivide em cinco braços de rio, formando um grande triângulo (ou a letra grega "delta") antes de atingir o mar. O delta cobre 2 700 quilômetros quadrados, dos quais apenas 35% pertencem ao Piauí o resto fica no Maranhão.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Delta do Parnaíba é que, visto do chão, ele não se parece com as fotos aéreas dos catálogos. Impressionante, sim, mas a vista terrestre (ou melhor, aquática) não consegue revelar sua grandeza. Isso não diminui a graça do passeio, feito a partir de Parnaíba, no Piauí, em três horas pelas águas transparentes do rio.
O único delta em mar aberto das Américas, trombeteiam os folhetos. O slogan é pomposo, mas não dá conta de dizer o que é realmente interessante no Delta do Parnaíba: a diversidade de ecossistemas abrigados nesse emaranhado de ilhas, formadas entre braços de rio, igarapés e braços de mar. A vegetação muda de acordo com a predominância de água doce ou salgada; em alguns locais, dunas hospedam lagoas de água de chuva, como nos Lençóis Maranhenses.

Fonte:
http://viajeaqui.abril.com.br/indices/boasvindas/mt_boasvindas_229966.shtml

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html