domingo, 13 de abril de 2008

Estados Unidos de Sobral


Ao contrário do que todos pensam, the United States of Só-braw (vulgarmente conhecida como Sobral) adquiriu essa nominação antes mesmo dos Estados Unidos da América. Um marujo americano chamado Giorgio Uóxinton batizou os EUA depois que conheceu Sobral, e resolveu homenagear sua nova terra com esse nome, usar um dialeto parecido com o ingrêis, língua falada em Sobral, e ainda imitar os ônibus escolares do país, os school bus. Como tinha pobremas de dicção, Giorge chamou a nova língua erroneamente de inglês. Os Estados Unidos de Sobral (numa tradução aproximada do ingrêis para o português) lutam pela independência do Ceará. Há mais de 2.000 anos Sobral é governada pela família Gomes (Ciro, que foi rei da Pérsia, e Cid, que trabalha como locutor na Rede Globo(e atual rei do Ceará). Foi fundada em 1841 A.C. Há 2.000 anos, a cidade é o mais importante pólo de comediantes e cantores do norte/nordeste. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de piadas em Sobral chegou a superar o de Fortaleza. Com isso o povo sobraleano queria a separação para poder vender seu outro produto de exportação: o calor (em sobralês, "quintura").

Tem como personalidades: João Canabraba, Didi Mocó (inventor do Havaiana Style), Tiririca, Pedro Bial (apresentador do programa mais cultural da televisão brasileira) e muitas outras pessoas sem grande importância para a cultura mundial.

A CONQUISTA DE CHICO CITY

Sobral estava tendo um crescimento fora do comum. Para resolver esse problema, os ditadores irmão Gomes resolveram invadir a lendária cidade de Chico City, comandada pelo coronel Chico Anysio). Ciro e Cid (antes ir trabalhar na Globo, Cid foi dar uma forcinha ao irmã) foram com seu exercito de comendiantes e cantores torturar o povo de Chico City, que não se rendeu. Chico Anisio preparou várias piadas para o povo, assim Cid e Ciro não tiveram outra opção a não ser sair de Chico City, deixando uma caixa como sinal de paz. E o povo de Chico City comemorou a vitória contando piadas e cantando forró. De repente a caixa foi aberta e de lá salta a arma mais letal dos EUS (abreviatura dos Estados Unidos de Sobral) ja produziu: Belchior, o bárbaro cantante. Com sua canção "A palo sêco" todos desabam no chão entorpecidos pela terrível sinfonia. Chico Anysio se rende ao poder dos EUS, e assim Ciro e Cid (que retorna para o Rio de Janeiro para trabalhar nas locuções das reportagens do Fantástico). Para celebrar a conquista, os irmãos Gomes mandaram fazer uma cópia perfeita do Arco do Triunfo em Paris, só que dez vezes menor, com cores diferentes e muito mais mal acabada.

ECONOMIA

Além de piadistas e cantores de qualidade duvidosa, o país é exportador de "quintura", cujo seus maiores compradores são os pingüins da Antarctica (a cerveja), os ursos polares do Pólo Leste e os marcianos de Plutão. Por isso, é a grande rival da ex-Bolívia, atual estado brasileiro de Santa Cruz, na produção de fontes de energia natural. Um babado fortíssimo de um tablóide britânico diz que Evo Morales planejava invadir os EUS só para levar a quintura para o alto dos Andes, engarrafando o material e dispensando a Petrobrás.

Dizem que nos EUS é tão quente, mas tão quente, que passarinho voa com uma asa só: a outra ele usa para se abanar. Uma expressão conhecida na cidade é dizer que um bom homem é "um ventilador no 3". Nesta terra de calor sub-infernal a nota de R$10,00 de plástico caiu em desuso, ou melhor, as que caíram no chão colaram e ninguém mais conseguiu tirar. Em outra ocasião de queda similar, as notas fundiram-se (leia corretamente, seu imoral!) numa bola homogênea de plástico. Alem dos onibus americanos, do Cristo Redentor, Arco do Triunfo, o calor dos infernos e vários outras coisas de outras terras importadas do Paraguai, os EUS estão importando agora os terremotos de varias partes do mundo, já se fala até em um possível furacão Katrina.

TERREMOTO

Depois dos terremotos ocorridos na Ásia, o Governo Brasileiro resolveu cobrir todo o país. O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país.

Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Sobral , uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará.

Dizia a mensagem:

'Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 33 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência.'

Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

'Aqui é da Polícia de Sobral. Movimento sísmico totalmente desarticulado.

Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros.

Desativamos as zonas. Todas as prostitutas estão presas.

Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos.

Não respondemos antes porque houve um terremoto danado aqui.'

A cidade é reconhecida pela capacidade de fabricar comediantes, por isso existe a Universidade Estadual Didi Mocó (UEDM), aonde todo ano se formam grandes comediantes que tentam buscar seu espaço no mercado de trabalho e com sorte podem trabalhar na televisão (Praça é Nossa, Zorra Total ou um daqueles programas cheios de gostosas que imitam a Escolinha do Professor Raimundo na Record), ou ainda em Fortaleza, fazendo piadas pornográficas na Praia do Futuro às quintas-feiras, dia de caranguejada. Um dos maiores orgulhos de Sobral.

Chuck Norris e Dercy Gonçalves já vinheram á Sobral em aproximadamente 1134 aC. Bom na quela época a cidade era chamada de o vale da morte tanto que a deformação da pele de Dercy foi á causa de intenso calor. Mas Chuck ninguém realmente sabe o motivo de ainda esta vivo e forte até os dias de hoje.

POTÊNCIAS ESCOLARES

Na pacata cidade existem 4 escolas de alta "CATIGURIA"(segundo os sobraldinos) que são:

Escola São Francisco de Assis, ESFA:um colégio de azuis, que antigamente eram cor de vinho devido ao seus uniformes historicamente ridículos. Geralmente esse colégio nao tem tradição alguma em esportes.

Colégio Sant'Ana: Um colégio tambem de azuis... só que é uma instituição com uma fama na cidade de ser sempre vice em qualquer coisa, escola grande e desrespeitada.

Colégio Farias Brito Sobralense: Após o famoso Sobralense ter falido, o senhor Farias Brito teve a "brilhante" idéia de transmitir seus métodos de estudo para os caipiras sobralenses. Sabendo da chegada de uma escola de Fortaleza para lá, estes ficaram alvoroçados, e o colégio bombou. Sem se importar com a falta de iluminação, saneamento básico e papel higiênico nos banheiros, os alunos, ao saberem que agora estudam no ilustre e cobiçado FARIAS BRITO, até então, acessível apenas à outras superportências, sentem-se altamente lisonjeados e os reis da cocada preta. Vão para casamentos, festas de 15 anos e baladas com a farda da escola. Indignados com a pequena capacidade para postar fotos no Orkut, preenchem 100 fotos do álbum com fotos no espelho do banheiro do colégio ou com imagens do logotipo do Farias Brito.

Colégio Luciano Feijão(tio lulu): principal rival do Farias Brito. A maioria dos alunos desse colégio são playboizinhos, patricinhas, além alguns EMOS. O dono é conhecido também como o homem-cuspe e, para os íntimos, apenas "cuspe".

FESTAS E EVENTOS

  • Belchfest - Festival de músicas do grande compositor Belchior, onde são executados os presos com pena de morte no país.
  • Festival de Quadrilhas, popularmente chamado de Festival Tramontina- ocorre no mês de julho, envolvendo diversos bairros da cidade na disputa pela melhor apresentação de quadrilha junina. Logo após as apresentações, ocorrem shows com bandas de forró, e aqui, verdadeiramente, vemos as quadrilhas se apresentarem no sentido literal do nome.

PONTOS TURISTICOS

  • Casa da Cultura de Sobral - construída em homenagem à cultura norte-americana)
  • Arco do Triunfo - versão "fuenga" do Arco do Triunfo de Paris.
  • Cristo Redentor - versão mais "fuenga" ainda do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, importada diretamente do Paraguai.
  • Sobral é uma vila do Ceará que é conhecida como Estados Unidos de Sobral. Isso porque os ianques a compraram.
  • Beira Rio - Lugar paradisíaco repleto de trombadinhas e favelas. Muito cuidado com as crianças, pois não há proteção nas bordas e elas podem cair no rio.
  • Lagoa da Fazenda - Aquífero repleto de rituais arthópodas, caracterísco dos insectas, onde gracejam os mosquitos da dengue.

O sobralense é besta porque tem um Arco do Triunfo igual ao de Paris, um Cristo Redentor igual ao do Rio de janeiro, um santo (Pe. Ibiapina) igual São Francisco de Assis na Itália, uma serra igual aos Alpes suiços e terremotos iguais os de Toquio.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html