terça-feira, 29 de julho de 2008

Turbinando o Firefox 3

Entre as dicas compiladas abaixo, é possível fazer com que o navegador abra seu Gmail ao encontrar um link mailto: ou encontrar uma brincadeira escondida sobre robôs, entre outros truques.

Antes de começar, um conselho: uma das maneiras mais fáceis de hackear o Firefox 3 é pelo “about:config”, que permite que o usuário altere muitas configurações e preferências do browser.

Para usar o “about:config”, você precisará repetir alguns passos básicos:

1. Na barra de endereços, digite “about:config” sem as aspas e aperte Enter;
2. Uma mensagem dizendo “Isto pode anular sua garantia!” aparecerá. Ignore o alerta sem muito sentido (não estamos lidando com um software aberto, afinal?) e clique em “Serei cuidadoso, eu prometo!”
3. Na caixa de filtro, digite o nome da propriedade que quer ajustar. Você verá a função aparecer no grande campo central abaixo. (Caso o nome da mudança seja muito longo, a digitação da sua primeira parte gerará uma lista)
4. Faça as mudanças como instruído.

Truques:

01- Klaatu barada nikto!

O Firefox tem um mascote - um robô que você encontra como “easter egg” (nome para brincadeiras escondidas) no Firefox 3. Na barra de endereços, digite “about:robots” e você verá o avatar do robô com sua pele prateada e suas antenas vermelhas.

As frases listadas na brincadeira vêm de livros e filmes da cultura pop que tratam de robôs, como “Blade Runner”, “Eu, robô” e “O guia do mochileiro das galáxias”.

Caso preste atenção ao título da página, verá que se trata de uma frase sem muito sentido em português ou inglês, certo? Mais ou menos. A frase foi usada por Helen Benson no clássico de ficção científica “O dia em que a terra parou”, em ordem para que o robô Gort não destrua a Terra.

02- Firefox 3 integrado ao Yahoo Mail

Sabe quando você clica em um endereço de e-mail na web e imediatamente seu Outlook abre uma tela criando uma nova mensagem para aquele endereço? Com o Firefox você pode fazer o mesmo com o seu webmail.

O navegador já traz integração nativa ao Yahoo Mail - se você souber procurar. Também funciona com o Gmail, extra-oficialmente. Siga os passos:

a. Selecionar Ferramentas, depois Opções e clicar no ícone Programas
b. Clicar em “mailto” e selecionar Usar o Yahoo! Mail
c. Clicar em OK.

03- Firefox 3 integrado ao Gmail

O Gmail não aparece na lista do “mailto”, mas você pode usar um truque para configurá-lo. Siga os passos:

a. Na barra de endereço, digite “about:config” e aperte Enter e ignore o alerta de garantia;
b. Na caixa de filtro, digite “gecko.handlerservice”
c. Entre as opções da lista, selecione:

gecko.handlerServiceAllowRegisterFromDifferentHost

Isso mudará o valor de falso para verdadeiro
d. Volte à barra de endereços, copie e cole o código abaixo e aperte Enter:

javascript:window.navigator.registerProtocolHandle r(”mailto”,
“https://mail.google.com/mail/?extsrc…1;GMail”)

e. Abaixo da barra de endereço aparecerá uma mensagem perguntando se você quer adicionar o Gmail como aplicação para o “mailto”. Clique em Adicionar Programa
f. Repita o procedimento do item anterior, selecionando Usar Gmail.

04- Usar o botão de identificação de sites para baixar gráficos e mídia

Uma das funções mais legais do Firefox 3 é o botão de identificação do site, à esquerda do link na página da barra de endereços. Além das informações sobre o site, este botão traz alguns outros truques interessantes.

Clique nele e em seguida opte por Mais Informações. Nesta tela você verá uma série de botões na parte superior. Veja o que você pode fazer com eles:

Uma das extensões populares da versão anterior do Firefox era o DownloadThemAll, que permitia baixar todos os gráficos da página. Com o Firefox 3, isso pode ser feito sem add-on.

Clique no botão de Mídia da Página de Informações. Será exibida uma lista com todos os gráficos da página. É possível ver uma prévia de cada uma delas e salvá-las individualmente (com o botão Salvar Como) ou em grupo, usando a tecla Ctrl e selecionando Salvar Como. Para baixar todos, aperte Ctrl-A e selecione Salvar Como.

05- Acessar detalhes de uma página

Se você está no ramo da criação de sites, há muitas informações úteis que você pode saber sobre uma página - a do seu concorrente, por exemplo - e o Firefox 3 dá acesso a elas. Informações como as metatags usadas, quando a página foi alterada ou o tamanho da página (em kilobytes) são dados úteis que podem ser encontrados na aba de informações na aba Geral.

06- Diminua o botão Voltar

O botão de Voltar do Firefox 3 parece uma flecha “bombada”. Se isso te incomoda, você pode reduzi-la ao tamanho normal. Clique em um espaço em branco com o botão direito, selecione Personalizar e clique na caixinha Ícones pequenos. O botão Voltar ficará menor, mas todos os demais também.

07- Encontre todas as suas senhas

Se você é como a maior parte das pessoas, você tem diversas senhas associadas a sites diferentes. O Firefox lembra suas senhas, portanto você será autenticado automaticamente nos sites. Mas e se você precisar se logar em outro PC? Com o Firefox 3 você pode recuperar suas senhas e usuários.

a. Selecione Ferramentas, clique em Opções e depois clique no ícone de Segurança
b. Na seção de Senha, clique em Senhas Memorizadas. Aparecerá uma lista com sites e nomes de usuário lembrados pelo navegador
c. Clique em Exibir senhas. Uma tela de alerta questionará se você quer mesmo exibi-las. Clique em Sim. Você verá a lista de URLs, com nomes de usuário e senhas ao lado. Anote ou copie a lista - e guarde-a em um lugar seguro.

08- Mude o número máximo de resultados da Barra Sensacional

A nova barra de endereços do Firefox - que de tão inovadora ganhou da própria Mozilla o modesto apelido de Barra Sensacional - também pode ser personalizada.

Antes, algumas informações sobre ela: nas outras versões do Firefox, conforme você digitava um texto, uma lista de URLs começadas da mesma forma aparecia à medida que a digitação progredia. Por exemplo, se você digitasse um “c”, todos os sites começados em “c” eram listados. E daí em diante.

Mas em vez de exigir que o usuário lembre a URL da página que visitou, a Barra Sensacional vasculha o endereço, o título, as tags e o conteúdo das páginas atrás de palavras-chave digitadas pelo usuário.

No modo padrão, a barra traz até 12 resultados possíveis, mas você pode alterar isso.

a. Digite “about:config” na barra de endereço e clique em “Serei cuidadoso, eu prometo!”
b. Copie e cole o texto a seguir no campo de filtro: browser.urlbar.maxRichResults
c. Dê um clique duplo no resultado e digite o número de resultados que você deseja visualizar.

09- Retirar os favoritos da Barra Sensacional

Se por alguma razão você não quer que os seus favoritos apareçam na Barra Sensacional, há uma forma simples de bani-los. Baixe e instale o add-on Hide Unvisited 3 e somente páginas visitadas recentemente aparecerão. Lembre-se que se você visitou favoritos recentemente, eles entrarão na lista.

Se você preferir fazer o procedimento sem a ajuda de add-ons, siga as instruções:
a. Digite “about:config” na barra de endereços
b. Copie e cole o texto a seguir: browser.urlbar.matchOnlyTyped
c. Clique duas vezes no resultado para mudar o valor de falso para verdadeiro
d. Limpe seu histórico.

A partir de então, só os sites vistos recentemente aparecerão, os favoritos não.

10- Matando (mais ou menos) a “barra sensacional”

Se você é o tipo de pessoa retrô, é fácil matar a “barra sensacional”, nova barra de endereços do Firefox, o que fará com que ela pareça e tenha as mesmas funções do antigo Firefox.

O add-on “oldbar” fará com que a nova ferramenta pareça com a do Firefox 2. A mudança, vale avisar, é apenas estética, já que, nos bastidores, o Firefox 3 continuará aplicando um algoritmo para determinar quais endereços serão reproduzidos, apenas tirando os detalhes.

11- Force antigas extensões a trabalhar com o Firefox 3

Ao ser instalado, o Firefox 3 checa se antigas extensões foram atualizadas para a nova versão do navegador. Se elas ainda não forem compatíveis, são desabilitadas.

Se você gosta de viver perigosamente, pode mudar uma série de configurações para forçar o Firefox a usar as antigas extensões. Esteja avisado, porém, que fazer isto pode causar problemas de compatibilidade e outras questões.

Vá ao “about:config” e mude ambos os parâmetros para falso clicando duas vezes sobre eles:
extensions.checkCompatibility
extensions.checkUpdateSecurity

Se você não quer mexer no “about:config” mas ainda assim que forçar antigas extensões a funcionar no Firefox 3, instale a extensão Nightly Tester Tools.

12- Altere e nova função Zoom do Firefox 3

O Firefox 3 conta com algumas novas funções de zoom muito interessantes, que ampliam tanto imagens como textos. Mas se isto não é tudo que você quer fazer, ou você não gosta e de alguma função, elas podem ser hackeadas.

Você pode aproximar ou afastar de páginas no Firefox usando os comandos Crtl+ ou Ctrl-, ou selecionando o menu Zoom em View. Quando você dá um zoom em uma página específica (como idgnow.com.br), a próximo ver que você voltar ao domínio, o Firefox 3 se lembrará da sua configuração.

Você pode preferir, no entanto, que o navegador sempre reproduza uma página com zoom normal, independente de como ela foi reproduzida na última vez. Para tanto, mude a função “browser.zoom.siteSpecific” clicando duas vezes sobre ela dentro do “about:config”.

Dica extra: turbine os seus favoritos

O Firefox 3 traz novos recursos interessantes na Biblioteca de Favoritos, que podem ser acessada via menu Favoritos, clicando em Organize seus Favoritos ou pressionando Ctrl-Shift-B.

Uma mudança interessante é o uso de tags - na versão em português, “marcadores” -, que facilita a organização dos favoritos por categorias. Elas podem ser acrescentadas com um clique duplo na estrela que aparece ao lado do endereço do site, na barra de endereços.

Uma vez marcado com uma tag, o site pode ser facilmente localizado pela Barra Sensacional - digitando o nome da tag os sites associados serão listados -, ou pela opção Marcadores recentes, no menu Favoritos.

Outro recurso novo são as pastas inteligentes de favoritos. Elas agregam novos sites relacionados ao termo que define a pasta automaticamente.

Por exemplo, se você criar uma nova pasta inteligente relacionada ao termo “café”, na próxima vez que você visitar um site que tenha a palavra - como a página da Wikipédia sobre o “café” - o link será automaticamente salvo na pasta Café.

Saiba como criar pastas inteligentes:
a. Na Biblioteca de Favoritos, faça uma busca por um termo ou por uma combinação de termos
b. Aperte o botão Salvar e dê um nome à sua pasta inteligente
c. A nova pasta aparecerá no menu Favoritos

O mesmo processo pode ser aplicado ao menu Histórico, clicando em “Exibir todo o histórico”.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html