quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cartilha orienta o transporte do caranguejo-uçá

A cartilha Biologia, Ecologia e Pesca do Caranguejo-Uçá, que tem a força de uma bíblia das boas maneiras para captura, estocagem e transporte desse crustáceo, já está sendo distribuída com os catadores do litoral piauiense, através da Unidade no município de Parnaíba. Com 16 páginas ricas em ilustrações e textos simples, a obra, lançada pela Embrapa Meio-Norte, é o resultado de um estudo que levou cinco anos, financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e Banco do Nordeste (BNB).
Além de mostrar todo o perfil e o histórico do caranguejo-uçá, a cartilha é um prato cheio para quem quer mergulhar na atividade obedecendo as regras da preservação ambiental. Ela destaca, com precisão, que o crustáceo é um dos mais importantes animais da fauna do manguezal pelo papel que exerce no equilíbrio da cadeia alimentar. Os temas estão seqüenciados na identificação do animal; diferença entre machos e fêmeas; na reprodução; alimentação e forma de defesa; ecossistema de manguezal; captura, armazenamento e transporte.
O histórico da atividade de captura do caranguejo-uçá no litoral do Piauí não é considerado bom pelos estudiosos da área. Segundo o pesquisador Jefferson Legat, coordenador das pesquisas que resultaram na cartilha, a pesca do crustáceo vem caindo nos últimos anos. Os motivos: a sobrepesca e o descarte em torno de 40 a 60 por cento da captura total dos animais, devido aos métodos nativos de captura, estocagem e transporte.

A TECNOLOGIA

Mas a tecnologia desenvolvida por Jefferson Legat e equipe, que está passo a passo materializada na cartilha, permite que as taxas de descarte do caranguejo-uçá, capturados nas áreas de mangue do litoral piauiense e maranhense, sejam inferiores a 5 por cento. O manejo consiste no seguinte: os animais dever ser capturados com a mão e acondicionados soltos dentro de caixas plásticas com espuma, emborrachado ou tecido embebido em água no fundo, entre e sobre os animais.
A técnica permite a estocagem por até 48 horas antes da entrega ao consumidor. O transporte deve ser feito dentro das próprias caixas. E após a retirada da carga, todo o material precisa ser lavado com jato de água de alta pressão. O benefício maior gerado pela tecnologia, é a redução do esforço de pesca sobre os estoques naturais, permitindo a manutenção das taxas populacionais, segundo Legat.
Capturar caranguejo-uçá é uma atividade que gera renda a cerca de 4.500 pessoas no delta do rio Parnaíba. A maioria ganha menos de um salário mínimo e é uma atividade que envolve praticamente toda a família. A captura anual de caranguejo-uçá na região, segundo a estimativa da Embrapa Meio-Norte, é de mais de 20 milhões de animais. A maioria é consumida no Piauí. Menos de 20 por cento desses crustáceos são exportados para o Ceará.
A Cartilha do Caranguejo-Uçá está disponível no site da Embrapa Meio-Norte na internet, no ícone Publicações Online. Já o livreto com 25 páginas, da série Documentos, pode ser adquirido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC da Unidade, em Parnaíba, pelo telefone (86) 3315-1200.

Fonte:

Embrapa Meio-Norte
Fernando Sinimbu - Jornalista
Telefone: (86) 3089-9118

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html