quarta-feira, 23 de julho de 2008

Instalação do Centro Tecnológico de Bovinocultura Leiteira

A implementação do Centro Tecnológico de Bovinocultura Leiteira está avançando. Sessenta por cento dos equipamentos dos laboratórios de nutrição animal e qualidade do leite; doenças parasitárias; reprodução animal; e de doenças infecciosas, além dos da unidade de treinamento, já estão instalados. O centro, com uma área de 350 metros quadrados, funcionará na Embrapa Meio-Norte, no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que está aplicando R$ 400 mil, o centro vai beneficiar os quase 500 mil habitantes da microrregião do Baixo Parnaíba, que compreende 19 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará. Diretamente, serão beneficiados cerca de mil pessoas, entre produtores vinculados à Cooperativa Agropecuária do Baixo Parnaíba, pesquisadores, professores e estudantes das universidades Federal e Estadual do Piauí e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), instalados na região.

Uma das principais metas do projeto, segundo a pesquisadora Danielle Azevedo, é melhorar a performance da cadeia produtiva do leite na região com treinamentos em técnicas de manejo produtivo e reprodutivo, suplementação alimentar, pastagem e melhoramento genético dos rebanhos.

O Centro Tecnológico de Bovinocultura Leiteira, que é um dos resultados das ações do Fórum do Leite do Baixo Parnaíba, terá um grupo gestor. A configuração inicial é a seguinte: Embrapa Meio-Norte, Codevasf, Associação dos Produtores de Leite do Baixo Parnaíba, Cooperativa Agropecuária Delta, Laticínios Leite Longa, Sebrae e as Prefeituras da região.

Fonte:

Embrapa

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html