terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Porto do Piauí


O secretário de Transportes do Estado, Luciano Paes Landim, anunciou a liberação de 12 milhões de reais e a promessa do Presidente Lula ao Governador Wellington Dias de destinar ao Piauí o restante da verba necessária à conclusão do Porto de Luiz Correia. Ele disse que existe uma expectativa otimista de que até dezembro de 2009, o Porto vai receber o seu primeiro navio.
Em março o Governador Wellington Dias e o Ministro Pedro Brito vem à Parnaíba para fazerem o lançamento dos editais referentes às obras do Porto de Luiz Correia.


O porto de Luís Correia, teve o seu projeto básico elaborado pela Consultora Hidroservice em 1975.
De acordo com os entendimentos mantidos com a comissão de Fiscalização dos Serviços do então DNPVN, a consultora propunha a implantação do porto numa primeira etapa com o mínimo de investimento indispensáveis para a operação portuária, dado que a navegação fluvial era inexpressiva, porém com tendências de crescer nos anos seguintes
Foi elaborado, também, um projeto alternativo dos molhes do porto de Luís Correia, de autoria do Engº José Mariotte de Lima Rebelo, do Instituto de Pesquisas Hidroviárias (INPH - CDRJ).
As obras de molhes foram iniciadas no dia 1º de Abril de 1976 e concluídas no dia 17 de Agosto de 1982, totalizando 2,2 milhões de toneladas de enrocamento (aterro feito com pedras).
No que diz respeito à delimitação e legalização de áreas necessárias e atrativas à operação e expansão das instalações terrestres do futuro porto, o Serviço de Planejamento - DIPLAN - SEPLAD, da extinta Portobrás, definiu esta área por uma poligonal, inserida em faixa de terreno pertencente à União (Terrenos de Marinha) delimitada ao norte pelo antigo enrocamento guia-corrente às margens do rio Igaraçu, ao sul pelo limite da faixa de domínio da linha férrea pertencentes a RFFSA, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Cooperativa de Pesca de Luís Correia - COPELCO.
Em 1987 o Porto foi cedido a uma empresa cearense com contrato de 25 anos prorrogáveis por mais 25, e agora em 2009 voltou para o controle do Estado do Piauí.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html