quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Google Maps

Aprenda como utilizar este que é um dos serviços mais inovadores da Google.

Muitas vezes na hora de irmos a algum lugar pela primeira vez, ficamos naquela indecisão sobre que caminho tomarmos para lá ou mesmo qual será a distância a percorrer e quanto tempo levará.

Normalmente se recorre àqueles guias e mapas que ficam juntando poeira em alguma gaveta e são guardados para somente algumas ocasiões e mesmo assim, nem sempre tudo é resolvido.

Pois jogue seus velhos guias de papel fora, porque o Baixaki vai lhe ensinar agora como usar o Google Maps, o serviço de mapas e localizações da estadunidense Google.

Começando a Usar

Diferentemente de alguns outros serviços desta mesma empresa (como o Google Docs ou o Google Agenda), para usar o Google Maps você não precisa, necessariamente, possuir ou estar conectado à sua conta Google (a conta do GMail e/ou do Orkut). Porém, caso possua uma conta, é interessante fazer o seu login, pois isso lhe possibilitará benefícios como salvar mapas e rotas em sua conta.

Digite algo relacionado ao que deseja encontrar no Google Maps

Realizando Buscas

É possível fazer buscar por diversos tipos neste serviço: países, estados, cidades, bairros, ruas, avenidas e até mesmo locais como praças, edifícios, monumentos, estádios de futebol e diversas outras construções. Para isso, utilize a barra de busca, exatamente igual você faz para encontrar sites através do Google.

Quanto mais informações você dá, mais completo e específico será o resultado da sua busca, portanto, se estiver procurando por algum endereço é interessante informar o nome da rua, o número do imóvel, a cidade e o país, sempre separando cada item por vírgula. É possível também encontrar ruas digitando apenas o número do CEP.

Quanto mais informação você der, mais precisos serão os resultados

Quando houver mais de um resultado – o que é bastante comum quando se procura por locais como praças, construções, etc. – eles serão exibidos todos na aba da esquerda através de uma legenda que indicará um lugar no mapa. Para ir até o local, basta clicar sobre o seu link.

Vários resultados são exibidos na aba da esquerda

Opções de Pesquisa

Clicando no link “Mostrar opções de pesquisa”, você tem acesso a uma guia onde é possível selecionar qual tipo de resultado você deseja encontrar com a sua busca. Aqui se pode pesquisar por locais, empresa, conteúdo criado pelo usuário, páginas da web mapeadas e imobiliário.

Ao buscar por empresas, por exemplo, você poderá digitar o ramo do comércio que procura, como por exemplo, “Lavanderias em Curitiba” e serão exibidas diversas opções para você, com endereço e telefone dos estabelecimentos.

Procure por comércios e encontre várias alternativas perto de você

Zoom e Movimentação

Para melhor visualizar os mapas, é possível aproximar ou afastar o mapa. Para isso, você pode usar a ferramenta presente no canto esquerdo da tela ou então o botão de rolar do mouse. Posicione o cursor do mouse e mova o botão para aproximar em cima de um ponto em específico. Existe também na tela do Google Maps, uma ferramenta para a movimentação, logo acima da barra de zoom.

Ferramenta para movimentação e zoom

Modos de Visualização

No Google Maps existem três modos diferentes de visualização: Mapa, Terreno e Satélite. O modo Mapa exibe as ruas em forma de um mapa comum, com as vias mais importantes aparecendo em amarelo e o restante tudo em branco. Quanto mais aproximado você estiver, mais os nomes das ruas serão exibidos no mapa.

Visualização no modo Mapa

O modo Terreno exibe apenas terrenos e tem menor aproximação máxima se comparado ao Mapa. Este tipo de exibição é interessante para uma visualização melhor de quadras, bairros, cidades, etc.

Visualização no modo Terreno

Já o modo Satélite dá ao Google Maps uma função semelhante a do Google Earth, pois exibe fotografias tiradas via satélite, criando uma espécie de Globo terrestre dentro do seu navegador. Este, sem dúvida, é o mais interessante modo para quem deseja ver imagens de lugares ao redor do mundo, ou então a vista de sua cidade, de seu bairro, de sua rua, como um satélite. Você ainda pode escolher se quer que sejam mostrados nomes ou não.

Visualização no modo Satélite com a opção de Mostrar Nomes habilitada

Este modo é bem mais pesado e países como o Brasil possuem sua visualização máxima não tão próxima do solo. Mesmo assim, é possível ver claramente diversos elementos. Cidades de alguns países, principalmente as grandes cidades dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia possuem um nível de aproximação incrível, podendo ser vistas quase como de cima de um alto prédio.

Local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, Nova York, EUA

Visão da Rua e Trânsito

Além disso, estas cidades também possuem outros recursos de visualização, como a Visão da Rua, que permite ao usuário ver um trecho da rua como se estivesse parado na calçada, e ainda mais, é possível ir “caminhando” por ela, apenas clicando nas setas.

Visão da Rua em Tóquio, Japão

Em algumas cidades (também européias, asiáticas e estadunidenses) é possível obter informações a respeito do trânsito local. Através da opção “Trânsito”, uma pequena janela surgirá no canto da tela informando a velocidade do tráfego em determinadas vias.

Informações em tempo real sobre o trânsito da cidade de Las Vegas, EUA

Fotos e Wikipédia

Ainda é possível visualizar fotos e informações da Wikipédia de locais ao redor do mundo, para isso, basta clicar sobre o botão “Mais” e marcar as opções desejadas. As fotos presentes nos mapas são enviadas pelos próprios usuários, o que você também pode fazer, caso tenha cadastro em no site Panoramio.

Foto de Havana, Cuba

Os locais que possuírem link para informações da Wikipédia, possuem um botão com a letra W ao centro. Clicando sobre eles, as informações são exibidas em um quadro na mesma janela do mapa.

Obtenha informações da Wikipédia sobre locais exibidos no mapa

Como Chegar

Uma ferramenta bastante útil presente no Google Maps é a “Como chegar”. Através dela, você poderá verificar a distância e um provável caminho a ser percorrido para ir de um lugar até outro. Existem três modos para fazer este tipo de busca. O primeiro é fazendo uma pesquisa comum e no balão de resultado clicar em “Para cá” ou “Daqui” para informar a outra localidade de seu trajeto.

Clique em

O segundo modo é através do link “Como chegar” presente no canto esquerdo da tela. Clique sobre ela e serão exibidos dois campos (“A” e “B”) na aba da esquerda. Digite as localidades (que podem ser CEPs, logradouros, bairros, cidades, praças e construções ou países), escolha se o trajeto será feito de carro ou a pé e então “Como chegar”. É possível inserir diversos destinos, para isso, clique em “Adicionar destpressione ino”.

Informe os endereços e então veja o melhor trajeto para se deslocar

A outra maneira para utilizar esta ferramenta é através do menu de contexto, clicando com o botão direito do mouse. Clique uma vez sobre o seu ponto de partida e então selecione a opção “Como chegar a partir daqui”. Agora, clique sobre o seu destino e escolha a opção “Como chegar até aqui”. Para adicionar mais destinos a este trajeto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto desejado e então selecionar a opção “Adicionar destino”.

Clique com o botão direito para informar qual seu ponto de partida e o seu destino

Altere a Rota

Quando você usa a ferramenta “Como chegar”, o Google Maps define uma rota para você entre o ponto de partida e o destino de sua jornada. Ele informa inclusive as ruas que deve virar, o sentido que deve seguir e tudo o mais. Contudo, você pode acabar visualizando um trajeto melhor, diferente daquele indicado no mapa.

Além de indicar no mapa, o Google Maps também informa o trajeto detalhado

Pois neste serviço da Google, você pode alterar o trajeto clicando sobre ele e arrastando, levando-o assim para qualquer lugar. Ao fazer estas alterações, a rota também é alterada em sua descrição exibida na aba da esquerda. Neste mesmo local são informados a distância e o tempo que leva para se mover entre estes dois pontos.

Altere a rota

Enviar Mapa e Gerar Link

Muitas vezes, quando você vai organizar um evento ou então quer chamar amigos na sua casa, é um certo problema ensinar seus convidados como chegar ao local certo, além de que explicar para todos dará um bom trabalho.

Imprima, envie ou copie o link do mapa que está visualizando

Com o Google Maps, você poderá enviar o mapa que está visualizando ou então gerar um link que poderá ser copiado e colado em suas conversas em um mensageiro ou então no Orkut, por exemplo. Para isso, utilize as opções “Enviar” e “Link” no canto superior direito da tela. É possível ainda imprimir mapas através do botão “Imprimir”

Meus Mapas

Uma ferramenta bastante útil para quem desenvolve o costume de usar o Google Maps é a “Meus mapas”. Com ela, você pode salvar mapas em sua conta, para facilitar seu acesso posterior ou então torná-los público para que qualquer um possa acessá-lo. Além disso, é possível adicionar alguns elementos extras como vídeos do YouTube, fotos do Picasa, ferramenta para medição de distâncias e até mapas criados por outros usuários.

Crie seus próprios mapas

Existem ainda os Mapplets, que são uma espécie de complementos para os mapas do Google. Clique em “Adicionar conteúdo” e então faça uma pesquisa sobre determinado assunto para verificar se existe algo relacionado.

Adicione Mapplets aos seus mapas

Fonte:

http://baixaki.com.br

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html