quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Visualize Documentos do Word 2007 antes de abri-los


Veja como fazer para não precisar abrir vários arquivos do Word até encontrar aquele que você quer.

Ter que abrir vários arquivos para saber seu conteúdo é uma tarefa árdua, já que cada vez os programas ficam mais pesados e demorados para carregar. Com o Microsoft Word 2007 também é assim. Você já deve ter passado pela situação de esquecer o conteúdo de algum arquivo DOC ou DOCX e precisar olhar vários para saber qual deles tem o conteúdo que você procura. Para resolver o problema de uma vez por todas, utilize a pré-visualização que vem embutida no Word 2007.

Windows XP

A utilização do recurso de pré-visualização no Windows XP é bastante simples. Basta clicar no botão do Office, depois em “Abrir”. Na janela que aparece, localize o botão “Modos de Exibição” — ele fica na extrema direita, logo abaixo do botão “Fechar”. Clique várias vezes nesse botão até que seja selecionado o modo de pré-visualização, ou clique na pequena seta para baixo que fica do lado direito do botão. No menu que se abre, clique em ”Visualizar”. Pronto, a pequena janela se dividirá ao meio e no quadro da direita será exibida a pré-visualização do arquivo que você selecionar no quadro da esquerda.

*Este recurso funciona para qualquer arquivo suportado pelo Word 2007, não só arquivos DOC e DOCX. Exemplo: HTML, XML, etc.

Veja abaixo a janela antes da mudança:

Janela com o botão de visualizações em destaque

Agora veja como ela fica com o painel de visualização ativo:

Jalena com o painel de visualização ativo

Windows Vista

Ironicamente, no Windows Vista, a pré-visualização não funciona dentro do Word. Se quiser, você pode fazer um teste para constatar o problema. Ativando a pré-visualização no Word, o painel ficará vazio. Porém, nem tudo está perdido, pois o Windows Vista tem a pré-visualização embutida no Windows Explorer. Veja abaixo como usá-la.

Abra uma janela qualquer do Windows Explorer e clique no botão “Organizar”. No menu que se abre, aponte para a opção “Layout” e clique em “Painel de Visualização”. Perceba que, assim como dentro do Word, no Windows XP, abre-se um quadro na área direita da janela, contendo a visualização do arquivo selecionado.

Ativando a pré-visualização:

Ativando o painel de visualização no Windows Vista

Com a pré-visualização:

Painel de visualização ativado

*O recurso de pré-visualização do Windows Vista funciona em praticamente qualquer tipo de arquivo, não só os do Word.

A Microsoft está ciente do problema do não funcionamento da pré-visualização no Office 2007, usando o Windows Vista. Segundo a empresa, nas próximas atualizações serão lançadas correções. O jeito é aguardar.

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html