domingo, 8 de fevereiro de 2009

Chagas Rodrigues

Faleceu ontem na capital federal o ex-governador e ex-governador piauiense Francisco das Chagas Caldas Rodrigues.


Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, (Parnaíba, 8 de novembro de 1922) é um advogado e político brasileiro. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi eleito governador do Piauí em 1958 e em 1969 teve seus direitos políticos cassados pelo Regime Militar de 1964. Anos após o término de sua punição foi eleito senador em 1986, afastando-se da vida pública ao final de seu mandato.

Governador
Eleito deputado federal pela UDN em 1950 migrou para o PTB algum tempo depois sendo reeleito em 1954 e em 1958, todavia um fato excepcional o impediu de assumir aquele que seria seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados: no dia 4 de setembro de 1958 um acidente automobilístico num povoado próximo a Teresina ceifou as vidas de Demerval Lobão e de Marcos Parente naquela que ficou conhecida como a tragédia da Cruz do Cassaco. Os mortos eram, respectivamente, candidatos a governador e a senador do Piauí nas vindouras eleições de 1958 que em face do ocorrido tiveram que ser substituídos, nessa ordem, por Chagas Rodrigues (PTB) e Joaquim Parente (UDN), este último irmão do falecido Marcos Parente. Apesar da comoção e das adversidades típicas de situações desse calibre ambos foram vitoriosos, sendo que graças a legislação vigente à época o candidato Chagas Rodrigues foi eleito tanto para governador quanto para deputado federal optando pela primeira condição, fato que permitiu a efetivação do primeiro suplente Heitor de Albuquerque Cavalcanti.

A Cassação
Atento ao calendário eleitoral renunciou ao governo do estado em 1962 e empreendeu uma dupla candidatura sendo derrotado na eleição para senador e eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal chegando a presidir a convenção nacional do PTB em 1965, contudo a extinção dos partidos políticos determinada pelos militares o fez ingressar no MDB, partido pelo qual foi reeleito em 1966 chegando ao posto de primeiro vice-líder da bancada. Sua carreira política foi interrompida em 29 de abril de 1969 por força do AI-5 e seus direitos políticos foram suspensos por dez anos, o que acabaria por deixar as forças de oposição no estado do Piauí sob o comando de próceres como Severo Maria Eulálio e João Mendes Olímpio de Melo, seu substituto na Câmara dos Deputados. Ante sua "inatividade compulsória" passou a lecionar no Centro de Ensino Universitário de Brasília. Finda a sua punição ingressou no PMDB.

O mandato de senador
Em 1982 foi candidato a senador pelo Piauí e embora tenha recebido quase 80 mil votos a mais que o candidato João Lobo não foi declarado eleito em razão do que dispunha a legislação ora em vigor, que considerava a soma do total de candidatos de cada partido (sublegendas) e não apenas a votação individual dos mesmos. Retornou então ao Distrito Federal e prestou assessoria ao governo daquela unidade federativa a partir de 1985 num esforço que resultou na criação da Secretaria do Trabalho. Mais uma vez candidato a senador em 1986 foi eleito e em 1988 foi um dos fundadores do PSDB e disputou a reeleição em 1994 sem que se sagrasse vencedor.

Residência em Brasília
Desde o fim de seu mandato passou a residir em Brasília e em 2007 recebeu uma indenização por conta das perseguições sofridas durante o período militar no Brasil conforme a Comissão de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Com a saúde abalada em razão de um acidente vascular cerebral e apresentando sintomas do Mal de Alzheimer, ficou viúvo em 12 de novembro de 2006 após o falecimento de sua esposa, D. Maria do Carmo Correia de Caldas Rodrigues.



* Períodos Legislativos da Sexta República - 1987-1991
Senador Chagas Rodrigues
Francisco das Chagas Caldas Rodrigues
Nascimento: 8/11/1922
Natural de: Parnaíba - PI

Filiação: Poncion de Queiroz Rodrigues
e Ignésia de Caldas Rodrigues


Histórico Acadêmico
Secundário Ginásio Parnaibano
Pré-Jurídico Colégio Osvaldo Cruz
Ciências Jurídicas e Sociais Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Cargos Públicos
Assessor Especial do Trabalho
Assistente Jurídico do Ministério da Fazenda

Profissões
Professor(a)
Advogado

Mandatos
Governador - 1959 a 1962
Deputado Federal - 1951 a 1955
Deputado Federal - 1955 a 1959
Deputado Federal - 1963 a 1967
Deputado Federal - 1967 a 1969
Senador - 1987 a 1995

Homenagens Recebidas
- Medalha do Mérito Tamandaré.
- Medalha de Sócio Benemérito da Associação dos Magistrados Piauienses.
- Medalha da Ordem do Mérito de Brasília no Grau de Grande Oficial.
- Medalha do Sesquicentenário do Poder Legislativo-Piauí, (1935-1985).

Fonte:

  •  Senado Federal 
  •  Wikipédia

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html