sábado, 27 de setembro de 2008

Divulgação de Barra Grande II

Ponha no mapa: Barra Grande, PI

Ricardo Freire - 26/09/2008

Antigamente quem colocava praia no mapa eram os surfistas.

Os garotos punham as pranchas em cima do carro do pai e se bandeavam para lugares onde quebrassem altas ondas e desse para rolar um fumacezinho na boa.

O lugar rapidamente se adaptava aos forasteiros: pescadores alugavam suas casas e construíam puxadinhos para acomodar os garotos. Os mais bem-sucedidos construíam pousadas ou hoteizinhos do jeito que lhes parecia mais confortável -- com fachadas que não ficariam deslocadas no centrinho da Rocinha e móveis que, na cidade, compramos para equipar o quarto de empregada.

(Desculpaê se feri susceptibilidades politicamente corretas.)

Hoje todas as praias de surf já estão mapeadas e colonizadas.

Agora quem inventa praia é o pessoal do kitesurf.

E o processo é completamente diferente.

Para começar, o kitesurfista é um surfista um pouquinho mais velho. Com grana. E gringo.

O cara vem de longe, descobre um vento, se apaixona pelo lugar, resolve investir, abre uma pousada. Sempre um lugar meio estiloso, mas sem destoar completamente da paisagem. E sobretudo sem estragar o lugar pelo qual se apaixonou.

Pronto. Estabelece-se o padrão que os locais vão procurar seguir.

Enquanto as praias descobertas por surfistas logo caem no conhecimento público -- afinal, todo mundo é ou amigo, ou namorada, ou colega, ou vizinho, ou pai ou mãe de um surfista --, as praias descobertas por kitesurfistas permanecem em circuito fechado, divulgadas apenas para quem voa na prancha.

A menos que você tenha um blog com leitores atentos e bem-informados.

O Thiago Parente mandou, o Joaquim Almeida ratificou, e lá fui eu ver qual era a de Barra Grande, vilarejo de Cajueiro da Praia, onde o Piauí faz divisa com o Ceará.

São 53 km desde Parnaíba pela estrada do interior, ou 80 km pela litorânea (passando ao largo das praias de Luís Correia); os dois caminhos impecavelmente asfaltados.

O que eu encontrei por lá?

Um vilarejo de verdade, pitoresco e altivo, pobrinho sem ser miserável.

Uma praia de mar um pouco turvo do vento mas com fundo azulado -- com uma bonita enseadinha no canto direito e uma curva mais longa no canto esquerdo.

O lado esquerdo tem um núcleo de quiosques com toda a pinta de rolar uma farofinha no domingo.

E o lado direito é dominado por pousadas, instaladas em terrenos amplos, com instalações discretas e de bom-gosto.

Como eu não estava prevendo testar um destino novo (até o Thiago me dar a dica, minha idéia era apenas atualizar os arquivos de Parnaíba/Luís Correia), não deu para fazer o que eu sempre faço da primeira vez num destino que acho promissor: me hospedar em várias pousadas, comer em muitos restaurantes, descobrir o que existia de mais bacana antes da chegada dos forasteiros.

Mesmo deixando esses passos para uma segunda visita, não tenho dúvidas de que está nascendo uma praia muito bacana no Piauí. Um lugar perfeito para você dar um tempo entre o Delta e Jeri.

À beira-mar, a pousada mais charmosa é a Ventos Nativos; minha segunda escolha seria a Vento do Mar, na "quadra de trás" da praia. O Barra Grande Kite Camp tem a melhor estrutura de praia, mas os chalés são um pouco rústicos. Ainda à beira-mar, mas sem site, ficam a Pontal da Barra ( 86/3369-8100 ), simples porém confortável, e aCasa Taboa ( 86/3369-8051 ) que está construindo uns chalés praticamente pé-na-areia. Na "quadra de trás", a Rota dos Ventos ( 86/9991-3858 ) também é simpática. No canto esquerdo da praia, inaugura no fim do ano uma pousada que já está pronta mas ainda não tem nome, e que eu vou chamar de Pousada do Fabian (o nome do dono, francês). O telefone é  86/3369-8152 .

Obrigadíssimo pela dica, Thiago! E valeu pela insistência, Joaquim!

http://viajeaqui.abril.com.br




Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html