quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dirigindo na Buraqueira


Vamos começar pelo básico: frear ou não diante de um buraco? Depende. “Se você vier com menos de 40 km/h, a melhor coisa é frear e deixar o carro passar devagar. Se estiver com mais velocidade, perto dos 60 km/h, não freie. O carro vai cair no buraco com o impacto de seu peso total, é ainda pior para a suspensão. Nesse caso, quanto mais rápido melhor. A Física explica. Quanto mais rápido se move um corpo, mais leve ele fica. Portanto, nunca freie em cima de um buraco. Se não der tempo para reduzir o suficiente para que o carro passe em segunda marcha, siga com velocidade para diminuir o impacto. Vale lembrar que uma freada brusca também representa risco de acidente. “Pode acabar em colisão”. Outra dica é tentar “fazer a leitura do buraco” medindo a distância entre os pneus para passar com o buraco entre as rodas. Observe também a sua forma. Os arredondados são menos perigosos do que os que têm quinas. “Com os pneus bem calibrados, dá pra passar praticamente com qualquer velocidade nos arredondados”. Essa é outra dica importante: manter a calibragem em dia. Em uma cidade esburacada, ela deve ser mais alta do que a habitual, entre 28 e 30 libras. O pneu cheio fica mais duro e resiste melhor aos buracos. “Embora a suspensão sofra um pouco mais, você corre menos risco de perder o pneu. Com menos de 25 libras, o aro morde a borracha quando cai no buraco”. Com a calibragem baixa, a quina do buraco encosta no aro, comprimindo o pneu. O desgaste pode ser gradual ou então o pneu pode rasgar de vez. “Nessa época é bom conferir a calibragem uma vez por semana”. A buraqueira costuma desalinhar a direção e as rodas. Se o motorista sente que o carro está puxando para a direita ou para a esquerda numa rua plana ou se a direção trepida, é bom procurar logo uma oficina. Um carro desalinhado desgasta mais os pneus, reduzindo muito a vida útil deles. O serviço de alinhamento custa em torno de R$ 30, um jogo de pneus vale pelo menos dez vezes mais. O protetor do carro, que resguarda o carter do veículo, também deve ser consertado sempre que um buraco danificá-lo. “Protetor é para quebrar mesmo, mas, quando ele amassa, pare na oficina. Não deixe amassado, porque, na próxima vez que você cair em um buraco, a batida vai ser no carter, que protege a base do motor onde fica depositado o óleo”. Vazamento de óleo é um problema mais sério, eleva a temperatura do carro e, em casos mais graves, pode danificar o motor. Enquanto a chuva não para, os buracos se multiplicam e o asfalto desaba, a recomendação básica é dirigir mais devagar, com cautela. “Assim, você tem tempo para não deixar o carro cair abruptamente num buraco”. Em dia de chuva, a atenção deve ser redobrada, porque os espelhos d’água cobrem as armadilhas. Se a água estiver rente ao asfalto, dá para seguir em baixa velocidade sem maiores problemas. “Mas se a água estiver muito acima do nível do asfalto, tenha mais cuidado. Um bom truque é esperar alguém passar num carro do tamanho do seu”. MANUAL PARA DIRIGIR NA BURAQUEIRA GUIA DE DIREÇÃO > 1. Se o carro estiver rápido, numa velocidade em torno de 60 km/h, não diminua ao avistar um buraco. Nesse caso, quanto mais rápido melhor. A frenagem aumenta o impacto da queda. > 2. Se o veículo vem em velocidade baixa, perto dos 40km/h, freie e reduza para a segunda marcha. “Depois que você sentir que o carro caiu, acelere para sair. Não deixe o carro cair abruptamente”. > 3. Qualquer manobra ou desvio para fugir de um buraco podem causar colisões. Dirija atento. > 4. Ao cruzar uma rua alagada, repare na altura da água. Se estiver perto do meio-fio, tenha mais cuidado. “Espere alguém passar com um carro parecido com o seu e vá atrás”. GUIA MECÂNICO > 5. Calibre os pneus uma vez por semana, de preferência antes de rodar muito. Nessa época, mantenha a calibragem mais alta, entre 28 e 30 libras. > 6. Mesmo sem chuva, os mecânicos aconselham a fazer o alinhamento do carro a cada 10 mil quilômetros. Num carro popular, o alinhamento sai em torno de R$ 35. > 7. Sempre que sentir a direção puxando ou trepidando ou perceber que os pneus estão se desgastando de forma desigual, faça o alinhamento. > 8. Os danos causados por um buraco podem aparecer dias depois. Quando cair num buraco maior, verifique o estado dos aros, observe problemas de alinhamento na direção e barulhos nas rodas. > 9. Nessa época, dirigir com pneu careca é ainda mais perigoso. Em dias de chuva, o risco de derrapagem ao frear aumenta. A pista alagada também pode fazer o carro aquaplanar. O pneu perde aderência e o carro desliza. E-MAIS

Os seguros de automóveis cobrem prejuízos provocados por buracos, alagamentos e outros problemas agravados com a chuva. “Se o carro for inundado, afetando o motor e o estofamento, se cair uma árvore com um vento forte, se for preciso guinchá-lo de um buraco, tudo isso tem cobertura. Já fiz indenizações desse tipo esse ano. Mesmo assim, o cliente fica no prejuízo porque tem de arcar com a franquia e perde o desconto de 10% a 20% ao refazer o seguro. NÚMEROS R$ 180 é quanto chega a custar o serviço de cambagem. R$ 30 é a média de preço do serviço de alinhamento. R$ 5 é a média de preço do serviço de balanceamento por roda.

Fonte:
Jornal O Povo

Nenhum comentário:

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html