sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Zé Ramalho


Já perfilado como o Bob Dylan do sertão por conta de suas canções verborrágicas, Zé Ramalho vai estrear na gravadora EMI Music com disco em que verte músicas do autor de Like a Rolling a Stone, aliás, tarefa à qual ele volta e meia se dedicou em seus mais de 30 anos de carreira fonográfica. Frevoador, a faixa-título do álbum que lançou em 1992, era versão de Hurricane. E um dos maiores sucessos do cantor é Batendo na Porta do Céu, versão fiel de Knockin' on Heaven's Door. O CD sairá em meados de 2008.

Localizador de Telefone Celular




Agora com esta esta nova tecnologia você vai encontrar com exatidão qualquer pessoa, basta digitar o número do seu telefone celular e clicar em "start" e o rastreador faz o serviço


http://www.track-your-partner.com/

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ervas Medicinais


ABACATEIRO "Persea Gratíssima": Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.
ABÚTUA "Chododendron Platyphyllum": A raiz e o tronco são as partes usadas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes.
ABSINTO "Artemisia absinthum": Um ótimo estimulande, em pequenas doses. Ameniza a anemia e descarrega a bílis. Uma boa receita é fazer um chá com hortelã e canela. Evitar na gravidez e na lactação, é emenagogo.
AGONIADA "Plumeria lancifoliata": Calmante das histerias, ameniza cólicas, menstruações dificeis e dolorosas e febres intermitentes. Substitui o quinino.
AGRIÃO "Sisymbrium nasturtium": Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.
ALCACHOFRA "Cynara sculymus" Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.
ALCAÇUZ "Glycyrhiza glabra" De sabor adoçicado, é emoliente empregado na bronquite e tosses crônicas.
ALECRIM "Rosmarinus officinalis" Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.
ALFAFA "Medicago sativa" Suplemento alimentar, rica em vitamínas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.
ALFAVACA "Occimum basilicum" Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. A INFUSÃO forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixe agir por cinco minutos e enxágue).
ALFAZEMA "Lavandula officinalis" Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.
ALGODOEIRO "Gossypium herbaceum" A parte usada é a casca da raiz recente e tem propriedade diurética e emenagoga. Ameniza cólicas e dores do parto. Deve ser evitada na gravidez.
ALHO "Alium sativum" Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.
AMEIXEIRA "Prunus Doméstica" Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele.
AMOREIRA "Morus Nigra" As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser util na reposição hormonal.
ANDIROBA "Carápa guaiananensis" Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituite celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.
ANGÉLICA "Angelica Officinalis" Planta aromática procedente do Hemisfério Norte. Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomocais. Não é recomendado a diabéticos
ANIZ "Pimpinella anisum" A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas e a lactação. É indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, cólicas infantis, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, espasmos brônquicos e aumenta o leite materno. EVITE USO PROLONGADO, pode causar intoxicação e confusão mental.
ARNICA "Arnica do Campo" Poderoso antinflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fitocom-plexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.
APERTA RUÃO/PIMENTA DE FRUTO GANCHOSO " Piper aduncum" Diurético, adstringente e tônico digestivo. A raiz em uso externo combate a Erisipela.
AROEIRA "Schinus Terebinthifolius" Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções.
ARRUDA "Ruta Graveoleons" A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.
ARTEMISIA "Artemísia vulgaris" Planta feminina que tem ação estimulante sobre o útero e deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O CHÁ combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia (2 xícaras/dia no máximo).
ASSA PEIXE "Bohemeria caudata" Muito eficaz contra a gripe, tosse forte e bronquite, aliviando dores no peito e nas costas. Estanca o sangramento.
AVENCA "Adiantum capillus-veneris" Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.
BANCHÁ "Thea sinensis" Originária da China, acompanha a cultura a milênios como digestiva de fino paladar, diurética e levemente tônica.
BARBATIMÃO "Stryphnodendron barbatiman" Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.
BARDANA/FOLHA "Arctium lappa" Indicada principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, hipoglicemiante, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo nas dermatites descamantes.
BOLDO CHILENO "Peomus boldus" Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.
BORRAGEM " Borago officinalis" Planta medicinal e alimentícia que lembra o cheiro do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. Possui vitamina C, alcaloides. É antinflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Muito indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. Auxilia na eliminação de toxinas e melhoria da pele.
CABELO DE MILHO "Zea Mays" Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.
CACTO/MANDACARU "Cactus grandiflorus" Estimulante do coração, similar a "Digitális", utilizado nas perturbações cardíacas, circulatórias, reumatismo e angina peitoral. Não se acumula no organismo.
CAJUEIRO "Anacardium occidentale" É estimulante do organismo, combate o Diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais.
CALÊNDULA "Calendula officinalis" Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refesca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.
CAMOMILA "Matricaria chamomilla" De origem egipcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal.
CANA DO BREJO "Costus spicatus" Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços e contusões.
CANELA "Cinnamomum zeylanicum" Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.
CARAMBOLEIRA "Averhoa carambola" Ótimo diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e ameniza o diabetes.
CARAPIÁ "Dorstênnia arifolia" Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz é empregada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados.
CARVÃO VEGETAL: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins mediciniais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.
CAPIM CIDRÃO "Cymbopogon citratus" Originária da Índia, é sedativa, analgésica e anti-térmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo e outras doenças nervosa.
CARDO SANTO: "Cirsium vulgare" Tônico amargo, adstringente, diurético, expectorante e antisséptico. Indicado em problemas gástricos, indigestão, asma e catarro nos brônquios.
CAROBINHA: "Jacarandá copaia" Um dos melhores depurativos do sangue, contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas e amebas intestinais.
CARQUEJA: "Baccharis triptera" Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.
CASCARA SAGRADA: "Rhamnus purshiana" Forte laxante, que reestabelece o tônus natural do cólon do intestino e normaliza as funções do intestino.
CASTANHA DA INDIA: "Aesculus hippocastanum" Excelente tônico circulatório, isso é percebido 15 a 30 minutos após sua ingestão, amenizante a dor nas pernas e costas. Ativa a circulação, prevenindo acidentes vasculares.
CATUABA: "Erytroxylon catuaba" Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.
CAVALINHA: "Equisetum arvensis" Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.
CENTELLA ASIÁTICA: "Hidrocotile asiática" O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.
CHAPÉU DE COURO: "Equinodorus macrophyllus" Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.
CIPO CABELUDO: "Mikania hirsutíssima" Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.
CIPÓ MIL HOMENS: "Aristolochia brasiliensis" Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.
COMPOSTO/BRONQUITE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.
COMPOSTO CALMANTE: Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.
COMPOSTO/CIRCULAÇÃO: Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.
COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS: Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.
COMPOSTO/COLESTEROL: Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.
COMPOSTO DEPURATIVO: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.
COMPOSTO/DIABETES: Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.
COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.
COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.
COMPOSTO EQUILIBRIUM: Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.
COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.
COMPOSTO/ESTÔMAGO: Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.
COMPOSTO/FÍGADO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.
COMPOSTO/GRIPE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.
COMPOSTO/MENOPAUSA: Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.
COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.
COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA: Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.
COMPOSTO CONTRA REUMATISMO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.
COMPOSTO/SINUSITE/ASMA: Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.
CONFREI "Symphytum asperrimum" Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.
CORDÃO DE FRADE "Leonotis nepetaefolia" Ótimo diurético, que ameniza dores de estomago e fortelece convalescentes. Dá um bom xarope para tosse e problemas respiratórios.
CRAVO DA INDIA "Syzygium aromaticum" Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.
DENTE DE LEÃO "Taraxacum officinalis" Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.
DOURADINHA "Waltherea douradinha" Diurético eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga eliminando pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse.
EMBAÚBA "Cecropia palmata" Poderoso diurético, que ameniza a pressão e regula as batidas do coração. Não fazer uso contínuo.
EMBURANA "Torresea cearensis" Broncodilatador que provoca um relaxamento. Indicado nas manifestações de bronquite, tosse e asma. Ameniza cólicas intestinais e uterinas.
ENDRO "Anethum graveolens" Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.
ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA "Cordia verbenácea" Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.
ERVA CIDREIRA "Melissa officinalis" Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.
ERVA DE BICHO "Polygonum acre" Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorróidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.
ERVA MACAÉ "Leunurus sibiricus" Indicada nas doenças de pele e erisipela, combater o colesterol e a pressão alta.
ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ "Chenopodium ambrosioides" Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.
ERVA DE BUGRE "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.
ERVA DE SÃO JOÃO "Agerathum conyzoides" Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com "Herb San John"(Hipérico).
ERVA DOCE "Pimpinella anisum" Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.
ESPINHEIRA SANTA "Maytenus ilicifolia" Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de 80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.
EUCALIPTO AROMÁTICO "Eucaliptus globulos" Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.
FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.
FENOGREGO "Trigonella foenum-graecum" Semente altamente nutritiva, que estimula o apetite, engorda. Indicado nas fraquesas típicas de gripes, anemia ou convalescência. Melhora a pele e evita rugas.
FUCUS(alga): "Fucus vesiculosos" Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.
GARRA DO DIABO "Harpagophytum procumbens" Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.
GENCIANA "Gentiana lutea" Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.
GENGIBRE "Zingiber officinalis" Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.
GERVÃO "Verbena bonariensis" Indicada nas dores do fígado e do estômago, febres, prisão de ventre, diurético e emenagogo.
GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.
GINSENG COREANO "Panax Ginseng" Estimulante, pode elevar a pressão arterial. Portanto, não é recomendada para hipertensos. Dose máxima, duas colheres pequenas ao dia.
GUACO "Mikania glomerata" Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.
GUAÇATONGA "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diminue o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.
GUARANÁ "Paullinia cupana" Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.
GUINÉ "Petiveria tetrandra" Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.
GRAVIOLA "Anona muricata" O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevragias e reumatismo.
HAMAMELIS "Hamamelis virginica" Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasocostritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.
HERA "Glechoma hederácea" Planta trepadeira, comum em muros, contém importantes propriedades terapêuticas, contém semente tóxicas, suas folhas são analgésicas, vasodilatadora, descongestionante. A HederosaponinaC tem efeito inibidor de fungos, com ação antibiótica. Por conter muito Iodo é contra indicado em casos de hipertireoidismo.
HIBISCO "Hibiscus sabdarifa" Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
HIPÉRICO "Hipeycum perfloratum" Famoso calmante e anti-depressivo, também é anti-inflamatório e cicatrizante. É a hipericina a responsável pela ação calmante, que também age na insuficiência hepática, má digestão, gota e reumatismo.
HORTELÃ JAPONESA "Mentha arvensis" Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enchaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.
IPECACUANHA(PAPACONHA): "Cephaelis ipecacuanha" Raiz do nordeste indicada contra a bronquite e tosse com catarro.
IPÊ ROXO "Tabebuia impetiginosa" Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.
JABORANDI "Pilocarpus jaborandi" Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.
JAMBOLÃO "Syzygium jambolanium" Adstringentes e poderoso hipoglicemiante indicado em diabetes, pois ameniza a formação de fermentos sacarificantes.
JASMIM "Gardenia jasminoides" Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.
JATOBÁ "Hymenaea courabril" Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).
JUÁ "Solanum viarum" A casca é utilizada como dentifrício, os frutos são calmantes dos nervos e da azia. A raiz é diurética, ajuda a emagrecer,melhora as funções do fígado e bexiga.
JURUBEBA "Solanum paniculatum" Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.
LARANJEIRA "Citrus aurantium" Ótimo contra gripes e refriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.
LOURO "Laurus nobilis" Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.
LOSNA "Artemisia absinthum" Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.
LUPULO/FLOR "Humulus lupulus" A lupulina, um pó dourado que cobre as flores é um poderoso sedativo e hipnótico, indicado em casos de insônia. É ainda digestiva e antibiótica.
MACELA/FLOR "Achyzocline satureoides" Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.
MALVA "Malva sylvestris" Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.
MAMICA DE CADELA "Zanthoxylon rhoifolium" Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.
MANJERICÃO: "Ocimum basilicum" Digestivo que elimina gases.
MARACUJÁ "Passiflora alata" A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.
MARAPUAMA "Ptychopetalum olacoides" De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti-depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.
MASTRUÇO "Lepidium sativum" Depurativo muito empregado em doenças pulmonarias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.
MIL FOLHAS/NOVALGINA "Aquiléa millefolium" Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gêlo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.
MORANGUEIRA "Fragaria vesca" Contra inflamações dos rins e bexiga, desobstruindo os rins, liberando a urina. Em consequência ameniza a gota, o ácido úrico e reumatismo.
MULUNGU "Erytrina verna" Calmante poderoso, analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta.
NOGUEIRA "Juglans regia" O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.
NÓZ MOSCADA "Myristica fragans" Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.
OLIVEIRA "Olea europaea" Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.
PALMA CHRISTY: "Ricinus comunis" Famoso laxante de onde se origina o óleo de rícino.
PARIETÁRIA "Parietária officinalis" Muito usada em males dos rins, inflamações da bexiga, dissolve cálculos e alivia dores.
PARIPAROBA/JAGUARANDI "Piper umbellatum" Polivalente, age contra resfriados e asma e também contra os males do figado e baço, aliviando azia, úlceras e hemorróidas. Mastigar a raiz alivia dor de dente.
PATA DE VACA: "Bauhinia forficata" Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.
PAU PRA TUDO "Cinamodendron axilare" Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.
PAU TENENTE "Quassia amara" Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.
PEDRA UME CAÁ "Myrcia sphaerocarpa" De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.
PICÃO BRANCO "Galinsoga parviflora" Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho disgestivo.
PICÃO PRETO "Bidens pilosa" Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.
PITANGUEIRA "Stenocalys michelli" Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.
POEJO "Mentha pylegium" Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.
PORANGABA "Cordia salicifolia" Poderoso emagrecedor que diminue o colesterol. Não confundir com a Erva de Bugre.
PULMONÁRIA "Pulmonaria officinalis" Como diz seu nome é indicado nas doenças do pulmão, é um eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração. Indicado a pessoas que trabalham com pó.
QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri" Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.
QUINA-QUINA "Chincona sp" De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias.
ROMÃ/CASCAS "Punica granathum" Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.
SABUGUEIRO "Sambucus nigra" Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.
SALVIA "Salvia officinalis" Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.
SALSSAPARILHA "Smilax salsaparrilha" Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.
SASSAFRÁZ "Ocotea preciosa" Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.
SENE INDIANO "Cassia augustifolia" Um bom laxante, mas não usar contínuamente. Indicado em casos de prisão de ventre, tomar no máximo uma xícara por dia e no máximo dez dias seguidos.Usar infuso no máximo 2 gramas por xícara de água. CONTRA INDICADO A GESTANTES E LACTENTES.
SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata" Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado uso para crianças.
STÉVIA "Stevia rebaudiana" Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.
SUCUPIRA "Dilotropis incexis" Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antireumática e antihemorrágica.
TAYUIÁ "Cayaponia tayuia" Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa e desobstrui o fígado.
TANCHAGEM "Plantago major" Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.
TÍLIA "Tilia cordata" Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas. Sudorífica, descongestionante e relaxante é indicada em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. Usar 10 gramas para cada litro de água.
UNHA DE GATO "Acacia plumosa" Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.
URTIGA "Urtica dioica" Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.
UVA URSI "Arctostaphylos urva ursi" Devido a hidroquinona que tem propriedades antibacterianas, anti-séptica e antibiótica, é indicada em casos de inflamações renais e diarréias. A hidriquinona dá uma coloração marrom esverdeada na urina. Não se recomenda usar na gravidez ou lactação.
VALERIANA "Valeriana officinalis" Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésico. Depressora do SNC, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.
VELAME DO CAMPO "Croton campestris" Um dos melhores depurativos do sangue, combate doenças nos ossos e o reumatismo.
VERBASCO "Verbascum thapsus" Combate doenças dos pulmões, ótimo expectorante, nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico.
VERBENA "Verbena officinalis" Indicado contra doenças do fígado e do estômago.
ZEDOÁRIA: "Curcuma zedoaria" Poderoso depurativo do sangue, ativa a circulação provocando a dilatação dos vasos sanguíneos. Ótimo digestivo, normaliza as funções do fígado, estômago e duodeno. Elimina o mau hálito e limpa as vias respiratórias em casos de inflamações da garganta.
ZIMBRO: "Juniperus communis" As bagas contém glicose e o efeito de aumentar a filtragem dos rins, é um ótimo depurativo eliminando líquido do organismo, inclusive o excesso de ácido úrico, aumentando a quantidade de urina. A infusão de 15 gramas de bagas para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. Não utilizar durante a gravidez e a nefrite manifestada.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Dicas para uma boa foto


Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessanntes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Pega na Mentira



Na Coréia foi disponibilizado um serviço para ser usado no celular que promete acabar com as mentiras é o Love Detector.
O serviço comercializado pela empresa de telefonia móvel KTF, instala um programa no celular que analisa os padrões de voz durante uma conversa e os envia a uma central.
Ao fim da conversa a central remete para o aparelho de origem uma mensagem de texto indicando se o interlocutor alterou a entonação da voz, se algum som foi emitido de forma mais nervosa ou com a respiração alterada, indicativos de que pode ter havido mentira.
O serviço ainda analisa o grau de afeto, surpresa, concentração e honestidade numa conversa e também está disponível para o Skype.

Disco Virtual


A Microsoft acaba de lançar mais um serviço, é o Windows Live Skydrive, uma ferramenta online que lhe dá 5GB de armazenamento, nele você pode colocar seus documentos, imagens, músicas e videos, além da opção de compartilhamentos com usuários de todo o mundo.

http://skydrive.live.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cartão Corporativo


Eu também tenho o meu

Guarda-Chuva



Este é o Nubrella, o primeiro guarda-chuva que te promete praticidade e inovação.

Drummond para Bêbados

Google


A evolução de um dos maiores simbolos mundiais, autoria do designer gráfico Ruth Kedar.

Vanildo Mendes dos Santos


Imagino a chegada desse cowboy ao far west chamado heaven. Montava ele um cavalo branco com arreio de prata? Estava na boléia de uma carruagem da Wells Fargo? Descia de um dos vagões de um trem da Union Pacific Railroad? Claro que não precisou obrigar São Pedro a abrir o portão dourado apontando um revólver. Foi, com certeza, o santo porteiro que abriu o portão sorrindo e o saudou a dizer:”Oi Ivanildo. Bem vindo. Este é o local ideal para os que vivem como adultos sem perder sua alma de criança. Meu chefe costuma declarar que pertence aos pequeninos – de qualquer idade – o Reino dos Céus”.
Torço para que São Pedro não o convide para assistir “O Último Samurai”. Esse filme recente traz Tom Cruise no papel principal, mas jamais será um bom programa para quem assistiu um autêntico western como “Shane”, por exemplo.
Ainda criança, Vanildo posou para uma foto vestido como se fosse um caubói. Tinha dez, doze anos e, à época, cuidava de arrumar um lugar nas longas filas das matinês do Cine Teatro Éden e Cine Ritz. Cedo elegeu Roy Rogers, Rex Allen, Rocky Lane e Johnny Mac Brown seus ídolos favoritos.
Daí por diante, não passou por sua mente a certeza de que havia nascido para “Matar ou Morrer” ou enfrentar todos os “Perigos de Nyoka”. E tanto foi assim que pouco depois da adolescência, teve que aprender a ser bancário e meticuloso, preso à manuais e à burocracia da maior organização financeira do país: o Banco do Brasil.
Talvez por influência de seus heróis do cinema, concedeu-se o direito de ser uma pessoa despreocupada com a coerência, pois seu exercício profissional significava nítido contraste com o seu modo de ser. Atuou qual Roy Rogers, sendo um bancário tipo aquele caubói jocoso e brincalhão que sabia, em certas horas, ser reservado, sério, crítico e duro.
O importante é que soube, por vezes, estar nos “Trilhos da Aventura”, buscar a “Paixão dos Fortes” e, como a vasta maioria dos homens, freqüentar o “Jardim do Pecado”, sem nunca esquecer que família é uma “Sagrada Herança”. Foi inflexível e tentou impor um futuro determinado aos filhos, mas resgatou-se como o mais solidário e o mais conciliador dos pais quando os fatos se fizeram mais fortes que os seus argumentos.
Com a esposa Francisca, teceu um pacto de amor e amizade, deixando-a desesperada com a sua brusca partida. Para ela, arrolou virtudes em sua “Mensagem de Agradecimento”, declarando serem essas virtudes capazes de sintetizara excelência de criatura humana que ela representa.
Li muito do que Vanildo passou a escrever, nos últimos anos sobre atores e atrizes de uma Hollywood lendária. Eram biografias interessantes, de fácil leitura. Um desses escritos ele me dedicou.
Estando em sua casa, dias após sua morte, logo que encerrado um teço em família, Gilka me franqueou passagem a um quarto de dormir. Nele, encontrei um verdadeiro “Álamo”. O quarto é um pequeno forte feito para resistir à sétima arte que desistiu do velho oeste e desempregou xerifes, pistoleiros, soldados da cavalaria e índios. A tropa de defesa de uma fronteira romântica são cerca de duzentos ou mais filmes clássicos de faroeste que estão nas prateleiras.
Nesse mundo de “Consciências Mortas”, Vanildo poderá ser mais um dos “Tambores Distantes”. O “Romântico Defensor” hoje virou índio de “Lança Partida”. Foi “Homem até o Fim” e sabia que estava “A um Passo da Morte”. Partiu para conhecer “A Grande Jornada”, sem medo de encarar “A Face Oculta”.
Esse artigo que acabo de escrever está distante onze dias do seu aniversário (ele nasceu em 21 de fevereiro 1942). Não sei se substitui o discurso que não fiz no cemitério.
Sei que este artigo é o pagamento de uma dívida de gratidão. Não posso deixar de ser grato a um fã “escancarado” de meus discursos, um admirador que os ouvia embevecido, deliciando-se a cada frase.
Sei que este artigo é uma manifestação de carinho meu, tentando levar um pouco de conforto à Francisca, Gilka e Sandro.
E aqui, por esta linha final, acho que vou ficando. “Adeus Amigo”.

Obs.: Aspas foram usadas para denotar títulos de filmes que se encaixavam, em algumas frases, com exatidão.

21 de Fevereiro de 1942
12 de Dezembro de 2007

Israel Correia

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

História de Parnaíba

A presença de um delta em mar aberto, fora o atrativo para que navegadores e aventureiros como Nicolau Resende (1571), Gabriel Soares de Sousa (1587), Pero Coelho de Sousa (1602), Martin Soares de Sousa (1631) e Vital Maciel Parente (1614) além de Padres Jesuítas, pesquisadores e outros fizessem incursões e explorassem a região de Parnaíba, dando notícia sobre a grandiosidade do Rio existente e do seu Delta, muito antes da chegada dos Bandeirantes Paulistas, desbravadores e colonizadores do Piauí.
A região do delta do Rio Parnaíba, povoada por Tremembés, foi o alvo de uma intensa ação dos jesuítas. Já em 1607, registra-se a presença de jesuítas na região, quando o Padre Luís Filgueiras atravessou o Rio Parnaíba com alguns de seus comandados para se estabelecer no Maranhão, fugindo de novos ataques indígenas nos contrafortes da Ibiapaba, quando deixou para trás o corpo de seu companheiro de expedição: Padre Francisco Pinto, morto com crueldade pelos Tacajirus no planalto ibiapabano.
Em 1669, século XVII, Leonardo de Sá e seus companheiros desbravaram a região entre o Rio Igaraçu e a Serra da Ibiapaba e travaram forte combate com os Tremembés, índios nadadores, terríveis que dominavam toda região do Delta, parte do litoral do Maranhão e do Ceará. Os Tremembés foram apelidados de peixes racionais porque saqueavam embarcações com excelentes mergulhos, e permaneceram na região, durante muitos anos defendendo suas tabas.
Em Ato de 12 de janeiro de 1699, o Conselho Ultramarino, determinou a sondagem do rio e a viabilidade da construção de um porto e erguimento de uma vila na região do Delta, já que esta parecia propícia à fundação de uma feitoria ou de uma vila e por meio da qual muitos comerciantes e contrabandistas do Pará, Bahia e Pernambuco que renunciaram ao doloroso trajeto terrestre atraídos pelo crescimento de fazendas e currais no interior da capitania do Piauí e escolheram fazer o translado do gado por via fluvial e marítima. Em função da existência de uma Carta Régia datada de 1701, permitindo que o gado somente pudesse ser criado à distância de 10 léguas do litoral, forçava uma penetração subindo o Rio Parnaíba, criando a necessidade de erguimento de um entreposto para guarda de animais e mercadorias que seriam usadas na troca. Esse entreposto, que passou a ser chamado de Porto das Barcas, desenvolveu-se em função da necessidade de acondicionamento da carne bovina que seria levada para regiões distantes, nascendo ali a industria do charque, que consiste no abate do gado e na seca ao vento e ao sol da carne e sua posterior prensagem

Colonização

Dois núcleos deram origem à cidade de Parnaíba: o Testa Branca e o Porto das Barcas.
O Testa Branca era uma grande fazenda de gado e que mais tarde, tornou-se num arraial com poucos habitantes e poucas possibilidades de desenvolvimento. Segundo alguns historiadores, o termo ‘testa branca’ foi designado pela existência de uma rês com a testa branca que vivia ali e que simbolizava as areias brancas presentes no povoado. Quando ocorre a instalação do governo autônomo do Piauí, separado do Maranhão, com a posse do primeiro governador, João Pereira Caldas, em 20 de setembro de 1759, a capitania ganhou maior dinamismo e pôde, na medida do possível, executar as determinações régias do Conselho Ultramarino e implementar outras de iniciativa próprias. Em 29 de julho de 1759, a Carta Régia autorizou o governo da capitania a criação de novas vilas, mas João Pereira só leva a efeito essa autorização em 1762, quando funda na capitania mais seis novas vilas, entre elas Parnaíba.
A escolha da sede da nova vila recai sobre a povoação de Testa Branca que passou a chamar-se de Vila de São João da Parnaíba em 18 de agosto de 1762, nesta época o povoado contava apenas com quatro residências, oito brancos livres e onze escravos. Enquanto no interior da vila o número de residências era 330, e contava-se com 1.747 brancos livres e 602 escravos.
Essa atitude do governador João Pereira Caldas de elevar a sede da vila na localidade Testa Branca, foi por demais incompreendida, uma vez que no Porto das Barcas já existia o Pelourinho, símbolo da autonomia municipal. Para desenvolver o povoado Testa Branca havia o compromisso firmado pelos comerciantes junto ao governador durante a fundação, que era de construir 59 casas, mas que tal acordo nunca foi cumprido. Ao contrário: em 1769 a Câmara, instalada no Porto das Barcas, proíbe novas edificações em Testa Branca.
O Porto das Barcas – antes denominado Porto Salgado – situado à margem direita do Rio Igaraçu, prosperou devido a grande agitação de embarcações, tornando-se numa feitoria crescente do comércio que teve notável impulso, administrado pelo português João Paulo Diniz, proprietário de oficinas de carnes secas, situadas a 80 léguas da foz do Rio Parnaíba; aquele trazia em suas sumacas (barcas) gêneros alimentícios e charque para enriquecer o comércio de Parnaíba, além de várias fazendas, foi arrendatário da Ilha do Caju.
Em 1711 com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores, João Paulo Diniz constrói uma pequena capela para Nossa Senhora de Mont Serrat, imagem vinda de Portugal, e que foi venerada como Padroeira da Feitoria, mas a imagem fora levada à Matriz de Piracuruca em 1712, devido aos ataques dos índios tremembés na feitoria. Vale enfatizar que João Paulo Diniz precedeu a Domingos Dias da Silva na exploração do comércio de carne seca, o charque, com grande êxito. Com isso, foi sem dúvida o iniciador da colonização e do desenvolvimento de nosso município junto ao município junto ao coronel Pedro Barbosa Leal, também português.
Destaca-se também como assentador do Marco Histórico e de desbravador da Região Norte do Piauí – Parnaíba – o português Domingos Dias da Silva, em 1758 procedente do Rio Grande do Sul, trouxe fabulosa fortuna em ouro e prata, instalou-se aqui e conquistou grande patrimônio tornando-se notável fazendeiro, grande agricultor e respeitado comerciante. Como era um homem de grande visão, efetivou comércio direto com Lisboa para exportar seus produtos e importar os que careciam.
Domingos Dias da Silva estimulou o comércio como um verdadeiro líder e dominou economicamente o Piauí e parte do Maranhão. O charque, carne desidratada pelo sol e vento, era vendida para Pernambuco, Pará, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. O notável comerciante, logo construiu um palacete para sua residência. Após a sua morte ocorrida em 1793, os seus filhos Raimundo e Simplício Dias da Silva, herdaram uma grande riqueza.
Em 1770 o governador Gonçalo Botelho de Castro transferi oficialmente a sede da vila de Testa Branca para o Porto das Barcas por este apresentar um pomposo desenvolvimento comercial. Neste mesmo ano (1770), deu-se início a construção da Igreja Nossa da Graça, atualmente Catedral, uma das poucas construções do estilo barroco em nosso Estado.
O comércio de escravos significavam também um altíssimo investimento, pois grandes lotes de escravos eram vendidos para o Maranhão, Ceará e municípios vizinhos. Os jovens escravos negros tinham seus preços superiores a idades, igual ou superior a 50 anos, enquanto as escravas só tinham os seus valores superiores aos dos homens quando apresentavam habilidades domésticas e ainda se fossem consideradas como geradoras de novos escravos.
Simplício Dias da Silva – homem de grande prestígio em todas as esferas sociais – possuía cerca de 1.800 escravos, organizados militarmente com armas, educados e preparados em sua maioria em Lisboa e Rio de Janeiro.
No século XIX , graças a iniciativa de Simplício Dias da Silva no governo de Baltazar Botelho de Vasconcelos por ato de Dom João VI foi edificada a Alfândega em 22 de agosto 1817 que teve por finalidade estabelecer o controle de escravos que chegavam na vila e dos que já existiam.
Em 17 de setembro de 1829, falece na vila, Simplício Dias da Silva.
Em 14 de agosto de 1844, a Vila São João da Parnaíba é elevada a categoria de cidade pela Lei nº 166 promulgada pelo presidente da Província do Piauí, José Ildefonso de Sousa Ramos. A cidade recebeu o nome de Parnaíba, cujo significado é rio ruim, de águas barrentas, rio não navegável, na língua tupi guarani, em homenagem ao berço natal do desbravador Domingos Jorge Velho, nascido na vila de Parnaíba, em São Paulo.

TAP


A TAP (Transportes Aéreos Portugueses)está elaborando um Plano de Estudo de Viabilidade de Destino para fazer a Rota das Emoções (Jericoacora, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses).
Os vôos sairiam da Peninsula Ibérica em vôos regulares ou fretados com destino ao Aeroporto Internacional de Parnaíba.

Pedra do Sal




Com um projeto do arquiteto parnaibano Gerson Castelo Branco a orla maritima da Pedra do Sal deverá ser inaugurada ainda este ano.
A verba é do Ministério do Turismo, emenda do deputado federal Paes Landim (2,7 milhões) e 662 mil reais da Prefeitura de Parnaíba.
O projeto inicial é de construção de uma pista dupla com extensão de 1.600 metros, calçadão com 2,5 metros de largura, estacionamento, ciclovia, 11 bares duplos, iluminação e abastecimento d'água.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mercado da Quarenta


















A construção do novo Mercado da Quarenta deu outro aspecto ao local e uma grande valorização para os terrenos e casas ao seu redor e trouxe para a população um Mercado de verdade.
Não a sujeira e a imundicie que antes imperava no lugar.
No lugar de uma feira favelizada com barracas feitas de restos de materiais de construção e cobertas por papelões e plásticos, surgiu um mercado moderno, um dos maiores do Norte-Nordeste.

São dois blocos, totalizando mais de 9 mil metros quadrados de área construída.

O Bloco A destina-se a frutas, verduras e cereais e o Bloco B à comercialização de carnes, peixes e crustáceos.

Bloco A
192 Bancas
68 Boxes
16 Lanchonetes

Bloco B
192 Bancas

Todos os balcões dos pontos comerciais foram construídos com granito, material que também é utilizado em nos banheiros. O teto é metálico com tratamento anti-corrosivo. Todo o piso é feito de granilite de alta resistência.
Os pontos do Bloco B contam com pias para facilitar a limpeza, e conta também com a única tratação de esgoto da cidade, que fica no Conjunto João Paulo II (Habitar Brasil).
Para a segurança foram contratados 18 homens e para a limpeza foram contratados 10 homens.
Para administrar o mercado, o prefeito José Hamilton constituiu uma empresa pública denominada Empresa Parnaibana de Supervisão do Abastecimento, que está sendo gerenciada pelo Capitão-de-Corveta Heleno de Sousa Maia, ex-capitão dos Portos do Piauí.
Desde a semana passada que se encontra aberto ao público e a inauguração oficial vai ser no dia 8 de Março com a presença do Governador Wellington Dias.
Também está sendo feita a urbanização da área em seu redor, com a pavimentação da Rua Luis Correia, que será um corredor das vans do transporte alternativo.

Proibição da Venda de Bebidas Alcoólicas nas Rodovias Estaduais do Piauí


Em meio a um longa polêmica sobre a lei Federal que proíbe venda de bebidas alcoólicas nas margens de rodovias federais de todo o país, o Governador Wellington Dias sancionou, antes de viajar à Europa, uma lei estadual de autoria do deputado Cícero Magalhães (PT) que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis instalados nas margens das rodovias estaduais do Piauí.
O comunicado sobre a sanção chegou ontem à assembléia legislativa. A nova lei determina que desde 7 de fevereiro passado, data da sanção e encaminhamento para publicação no diário oficial do estado, fica proibida a comercialização de bebidas que contenham álcool. O descumprimento da lei implicará em multa que varia de 10 até 23 mil unidades fiscais de referência. Magalhães explicou ontem que apresentou o projeto no começo do segundo semestre do ano passado, quando nem se cogitava ainda a medida provisória que proibiu a comercialização de bebidas nos estabelecimentos situados às margens das estradas federais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

História do Trem no Piauí






O PRIMEIRO TRECHO DA E.F.C.P.

A abertura do primeiro trecho da E.F.C.P., com um percurso de aproximadamente 86 km ocorreu no ano de 1922, ligando Amarração (Luís Correia) a Cocal.
Em termos desenvolvimentistas a ferrovia permitiu centralizar a economia nas principais cidades que eram paradas obrigatórias do trem. Das regiões produtoras próximas a esses pontos de exportação foram abertos novos caminhos, assim como foram abreviadas ou aumentadas antigas rotas coloniais que agora possuíam um sentido muito mais econômico do que ocupacional. Cocal, aonde a ferrovia chega primeiro no ano de 1922, absorve toda a produção agrícola e pecuária da zona da Ibiapaba. Das principais zonas produtoras e dos pontos de parada do trem que surgem posteriormente surgem aglomerações que hoje são cidades ou povoados como Cocal dos Alves e Frecheiras (Cocal)

O SEGUNDO TRECHO DA E.F.C.P.

Um ano depois de inaugurada a estação em Cocal, a ferrovia chega a Piracuruca.
A partir da chegada do trem a antiga cidade colonial torna-se a referência comercial de toda a região circunvizinha dinamizando a economia das zonas produtoras de carnaúba e de gêneros agrícolas do vale do Longá, do rio dos Matos e do próprio vale do rio Piracuruca. A produção destas regiões chegava à ferrovia em comboios de animais, abrindo, assim, novos caminhos entre as zonas produtoras e as estações ferroviárias.
Alguns desses caminhos seguem hoje o mesmo percurso das rodovias, porém, outros que antes eram definidos tomando como referência as regiões mais produtoras de gêneros agropecuários, tiveram, após a decadência da exportação, os seus percursos abreviados. Exemplo disso é a antiga estrada que ligava Piracuruca a Batalha.
Tendo hoje o seu curso abreviado pela PI-110, o antigo percurso seguia exatamente as zonas produtoras do vale fértil do rio dos Matos e dos riachos e fontes de água permanentes que existem entre Piracuruca e Batalha.
Até a abertura do trecho seguinte da E.F.C.P. (Piracuruca-Piripiri) em 1937, Piracuruca permanece como ponto de linha durante 14 anos.

1937 – A FERROVIA CHEGA A PIRIPIRI

O terceiro trecho a ser inaugurado da E.F.C.P., não seguiu exatamente o previsto no planejamento conforme transcrito em mapa do Ministério da Viação e Obras Públicas de 1913. O referido mapa previa a passagem da ferrovia pelo município de Batalha, percorria a zona produtora de carnaúba do vale do rio dos Matos e as ricas fazendas da região da Puba, cruzava com o rio Longá e teria uma estação na cidade de Barras de onde seguiria para Campo Maior.
A EFCP, no entanto, quando da continuidade da sua construção a partir de Piracuruca, tem o seu curso direcionado para Piripiri. Desconhece-se o motivo que levou o governo a desviar o curso da ferrovia para esta cidade, mas pela importância que ainda hoje possui Piripiri, como entroncamento rodoviário, acredita-se no motivo da sua posição estratégica como zona receptora da produção de uma considerável região e pela própria cidade que já nasce no leito fértil do rio dos Matos como grande produtora agrícola desde meados do século XIX. Com a abertura do novo trecho da E.F.C.P., um novo horário passa a vigorar nas viagens do trem.

O TREM E OS NOVOS VALORES DA SOCIEDADE

Já se observa, no aspecto da chegada do trem a Piripiri, como a reação das pessoas à nova tecnologia, é da chegada de uma nova possibilidade de desenvolvimento à região, mas também de uma mudança nos valores e uma influência que se perpetuará por muito tempo nos padrões de consumo e no comportamento da sociedade. Comportamentos e valores que não nascem com a chegada do trem, mas que se readaptam aos novos tempos, pois é este moderno que permitirá sair o cheiro de guardado da roupa mais “chique” e, vestido em um terno branco, aguardar a chegada da locomotiva.
Mas os lugares por onde o trem passava e toda a região de influência da economia agro-exportadora, também sofreu influência direta dos novos hábitos e costumes introduzidos pela nova tecnologia sobre trilhos. A intensificação do comércio de exportação satisfaz grandemente as vaidades de uma sociedade nascida nos ambientes rurais e que teve sempre como referência de todas as relações sociais, a família e a fazenda. Os novos hábitos de consumo são incorporados dentro desses valores campesinos que se adequam à urbanidade. É notório como nas propagandas de casas comerciais o povo é estimulado ao consumismo que satisfaz principalmente suas vaidades, e o comercial é sempre reforçado pela imagem do proprietário (um “homem bom” da sociedade). São os valores rurais plenamente adaptados ao novo modo de vida que chega de trem ao Piauí.
É também com a chegada do trem que novos valores são introduzidos como resultado da influência estrangeira. Além do modo de vestir, da arquitetura neoclássica dos novos prédios, do reordenamento urbano das cidades nos moldes europeus, a cultura musical urbana é também absorvida dentro dos padrões da sociedade Piauiense. A cultura carnavalesca, por exemplo, nascida nos subúrbios cariocas como uma cultura da ralé urbana, em Piracuruca ganha um perfil de cultura elitista já que nem todos tinham essa oportunidade de ter contato com o novo ou de desfrutar das novas tendências da moda que também chegavam na barulhenta e fumaceira “Maria Fumaça”.

A ESTRADA DE FERRO E O PROGRESSO DO PIAUÍ

A Estrada de Ferro representava de tal maneira o progresso econômico do Piauí que os projetos do governo para execução no futuro eram grandiosos. Projetava-se, conforme o mapa em anexo, a construção da ferrovia a partir de Teresina interligando as zonas produtoras do Piauí atém o vizinho Estado de Pernambuco. A partir de Teresina a ferrovia cortaria toda a zona produtora do médio Parnaíba e acompanhando o curso do rio Canindé até sua nascente (Paulistana) faria contato com estrada de ferro vinda de Petrolina e interligando, conseqüentemente, com Recife.
Outras tecnologias, como a linha telegráfica, são implantadas junto com o trem interligando as principais cidades piauienses que estavam não apenas na zona de influência da ferrovia, mas também no próspero vale do Parnaíba, navegado em quase toda sua extensão desde a segunda metade do século XIX. O trem cortando a mata trazia e levava riqueza, mas também trazia uma sensação de progresso que não estava tanto nas rendas obtidas pelo lucrativo comércio da carnaúba, mas na possibilidade de programar a vida em torno de um telégrafo, de um rádio ou de uma máquina a vapor que apitava a hora da chegada e a hora da partida e não esperava nem o canto do galo nem o berro do boi para dizer a hora certa de cada coisa. Um trem que quando chegava trazia progresso, e quando partia parecia não se ausentar da vida daquela gente, agora cronometrada pelo dia e hora da sua volta.

DISTÂNCIAS ENTRE AS ESTAÇÕES

AMARRAÇÃO 0.000
FLORIOPÓLIS 7.612
CATANDUVAS 10.120
PARNAÍBA 13.602
MARRUÁS 42.703
BOM PRINCIPIO 50.452
FRECHEIRAS 74.258
COCAL 86.743
DESERTO 108.688
PIRACURUCA 147.578
BRASILEIRA 173,368
PIRIPIRI 191.018

Fonte:

Estação Piauí

Locomotiva 29


Existe um projeto de revitalização da Locomotiva 29 que está em exposição na Esplanada da Estação para fazer passeios turisticos, o projeto é do Presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) o sr. Rômulo Fortes.

ZPE

No Brasil as ZPE’S foram criadas pelo Presidente José Sarney, após uma visita à China em 1988.
Em 25 de julho de 1993 o decreto de n° 846 do Governo Federal regulamenta o Decreto-Lei do Presidente Sarney e legislação complementar, ficando assim teoricamente criadas 17 ZPE’S no Brasil.
E em 2007 surge uma nova legislação para as ZPE'S, é a Lei de nº 11.508, datada de 20 de julho, publicada no Diário Oficial da União de 23 de julho de 2007 que dispõe sobre o regime tributário e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação, dentre outras providências.
As ZPE’S são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo, todavia permitido a internação, isto é, a venda para o mercado interno de até 20% do valor da respectiva produção, desde que realizada pela mesma empresa, no ano imediatamente anterior, ficando a venda para o mercado interno sujeita ao mesmo tratamento administrativo e cambial das importações.
As empresas que vierem a se instalar nas ZPE’S tem assegurados inúmeros benefícios, são isentas do imposto de importação, do IPI, do FINSOCIAL , e de outras contribuições federais.
A ZPE de Parnaíba estava prevista no primeiro momento para ser instalada em uma área de 270,20 hectares na BR 343, na estrada de acesso à cidade de Buriti dos Lopes.
O prazo para o término do projeto de instalação da ZPE se finda em julho deste ano, o que tem levado a Prefeitura de Parnaíba e o Governo do Estado do Piauí a somarem esforços para a implantação da mesma que deve agora ter uma área de quase 1.000 hectares o qual já foi escolhido, mas não foi divulgado o local para evitar a exploração imobiliária de sua área.

Porto do Piauí


O secretário de Transportes do Estado, Luciano Paes Landim, anunciou a liberação de 12 milhões de reais e a promessa do Presidente Lula ao Governador Wellington Dias de destinar ao Piauí o restante da verba necessária à conclusão do Porto de Luiz Correia. Ele disse que existe uma expectativa otimista de que até dezembro de 2009, o Porto vai receber o seu primeiro navio.
Em março o Governador Wellington Dias e o Ministro Pedro Brito vem à Parnaíba para fazerem o lançamento dos editais referentes às obras do Porto de Luiz Correia.


O porto de Luís Correia, teve o seu projeto básico elaborado pela Consultora Hidroservice em 1975.
De acordo com os entendimentos mantidos com a comissão de Fiscalização dos Serviços do então DNPVN, a consultora propunha a implantação do porto numa primeira etapa com o mínimo de investimento indispensáveis para a operação portuária, dado que a navegação fluvial era inexpressiva, porém com tendências de crescer nos anos seguintes
Foi elaborado, também, um projeto alternativo dos molhes do porto de Luís Correia, de autoria do Engº José Mariotte de Lima Rebelo, do Instituto de Pesquisas Hidroviárias (INPH - CDRJ).
As obras de molhes foram iniciadas no dia 1º de Abril de 1976 e concluídas no dia 17 de Agosto de 1982, totalizando 2,2 milhões de toneladas de enrocamento (aterro feito com pedras).
No que diz respeito à delimitação e legalização de áreas necessárias e atrativas à operação e expansão das instalações terrestres do futuro porto, o Serviço de Planejamento - DIPLAN - SEPLAD, da extinta Portobrás, definiu esta área por uma poligonal, inserida em faixa de terreno pertencente à União (Terrenos de Marinha) delimitada ao norte pelo antigo enrocamento guia-corrente às margens do rio Igaraçu, ao sul pelo limite da faixa de domínio da linha férrea pertencentes a RFFSA, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Cooperativa de Pesca de Luís Correia - COPELCO.
Em 1987 o Porto foi cedido a uma empresa cearense com contrato de 25 anos prorrogáveis por mais 25, e agora em 2009 voltou para o controle do Estado do Piauí.

 
Visitantes Online visitor stats PageRank googlecff2660fbc4d953a.html